Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM anuncia processo seletivo para portador de diploma - 1º Semestre de 2024
portador de diploma

UFTM anuncia processo seletivo para portador de diploma - 1º Semestre de 2024

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 20h37

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) divulgou o Edital N°03/2024/DPSD/DGE/PROENS/UFTM. Este documento estabelece as diretrizes para o Processo Seletivo de Portadores de Diploma de Graduação, visando o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação da instituição no primeiro semestre letivo de 2024.

Modalidade e Exceções:

A modalidade do processo é destinada aos candidatos que já concluíram um Curso Superior de Graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) e desejam iniciar uma nova graduação na UFTM, seja na Sede Uberaba ou no Campus Universitário de Iturama. Uma exceção é o curso de Licenciatura em Educação do Campo, cujo ingresso ocorrerá no segundo semestre letivo de 2024 (conforme aprovação do CONSU em 27 de novembro de 2023).

Inscrições e Requisitos:

As inscrições serão exclusivamente online, através do link disponibilizado no endereço eletrônico https://www.uftm.edu.br/ingresso2 (escolha graduação em Uberaba ou Iturama, depois o processo seletivo para portador de diploma, e finalmente, editais em andamento), no período de 15 a 22 de fevereiro de 2024, conforme o cronograma presente no Anexo I do Edital. Os candidatos deverão preencher um formulário eletrônico, realizar o upload dos documentos necessários e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$75,00. Para os que se qualificam, existe a possibilidade de concessão de isenção de taxa, conforme os critérios detalhados no item 6 da íntegra do Edital.

Link direto por Campus:

Vagas e Classificação:

Para o primeiro semestre letivo de 2024, a UFTM disponibilizará um total de 341 vagas (excluindo o curso Licenciatura em Educação do Campo) cujo ingresso será no segundo semestre. A classificação dos candidatos dependerá da demanda, com cursos com inscritos inferiores ao número de vagas sendo classificados pela carga horária total do curso, enquanto cursos com excesso de inscritos utilizarão o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) para a classificação.

Resultado e Matrícula:

A classificação do candidato está condicionada à anexação de todos os documentos exigidos no momento da inscrição. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado na data especificada no cronograma presente no Anexo I do Edital, com a publicação da lista de candidatos aprovados e em lista de espera no site oficial https://www.uftm.edu.br/ingresso2. Candidatos convocados para matrícula deverão seguir o procedimento detalhado no edital, realizando o cadastro no link específico disponível no site da UFTM.

Início das Aulas e Disposições Finais:

As aulas terão início conforme os Calendários Acadêmicos de 2024, disponíveis para consulta no site da UFTM. O Cronograma completo do Processo Seletivo está disponível no Anexo I do Edital, com informações adicionais e esclarecimentos presentes na íntegra do documento.