Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe da UFTM na Operação Mangabeiras do Projeto Rondon atuou em Sergipe
Extensão Universitária

Equipe da UFTM na Operação Mangabeiras do Projeto Rondon atuou em Sergipe

Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 10h15

Equipe da UFTM no projeto rondon

A equipe da UFTM na Operação Mangabeiras do Projeto Rondon, formada pelo Departamento de Engenharia Ambiental, Núcleo Rondon da UFTM e discentes de diversos cursos de graduação, atuou nas cidades de Aracaju e Areia Branca, ambas em Sergipe, entre 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024. As atividades desenvolvidas foram nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção

Para Carla Eloísa Diniz dos Santos, professora do Departamento de Engenharia Ambiental, coordenadora da Operação, “o Projeto Rondon é uma atividade extensionista relevante, que possibilita uma rica oportunidade de aprendizagem e interação dialógica entre universidade e comunidade externa, com benefícios para ambos”.

Oficina Adotando um espaço público - plantio de árvores nativas arredores do Forródromo de Areia Branca
Oficina Adotando um espaço público - plantio de 15 árvores nativas nos arredores do Forródromo de Areia Branca

As atividades que abrangeram a comunicação, foram a capacitação de agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população e a capacitação de lideranças e servidores municipais nos serviços e programas oferecidos de formação de políticas públicas.

No meio ambiente, a equipe da UFTM capacitou, mobilizou e realizou campanhas na área de educação ambiental, particularmente sobre resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo. Em relação a tecnologia e produção, disseminou soluções autossustentáveis - tecnologias sociais – que visam a melhora da qualidade de vida das comunidades.

Oficina - Montagem de currículo e dicas de como se portar em entrevistas de emprego para jovens, alunos do EJA e professores de Areia Branca
Oficina - Montagem de currículo e dicas de como se portar em entrevistas de emprego para jovens, alunos da EJA e professores de Areia Branca

As atividades de trabalho envolveram capacitar gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à utilização de sistemas que instrumentalizam e apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. Também capacitaram os servidores municipais a desempenharem as funções de execução, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), de modo a promover melhorias na gestão dos municípios. Capacitaram produtores locais, com especial atenção à agricultura familiar e sustentável, incentivaram o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável. Promoveram ações tendo em vista desenvolver o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços, e por fim, capacitaram servidores municipais em gestão pública e de projetos.

Oficina construção de hortas e viveiros com crianças de Areia Branca
Oficina de construção de hortas e viveiros com crianças de Areia Branca

A forma de condução das oficinas visou a participação e construção coletiva do conhecimento nestas áreas, a partir de debates, experimentos práticos, gincanas, capacitação técnica e ações culturais. As oficinas foram adaptadas, conforme a necessidade, para atender diversos público-alvo nas duas cidades de Sergipe.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, sob a coordenação do Ministério da Defesa, criado em 1968, em operação até 1989, retornando sua operação a partir de 2005. Portanto, representa 51 anos de busca e implementação de soluções sustentáveis, visando o benefício de municípios previamente selecionados por meio do envio de professores e alunos universitários de diferentes áreas do saber a comunidades carentes (PROJETO RONDON, PORTAL DO MINISTÉRIO DA DEFESA, 2019).

A página do Núcleo Rondon da UFTM nas redes sociais é https://www.instagram.com/nucleo_rondon_uftm/

Fotos: Equipe da UFTM na Operação Mangabeiras