Nota de esclarecimento à população de Uberaba-MG e região
O Pronto Socorro - PS adulto faz parte do complexo hospitalar do HC-UFTM e é referência em atendimentos de média e alta complexidade para a macrorregião Triângulo Sul de Minas Gerais, atendendo 26 municípios, além de Uberaba-MG.
A entrada dos pacientes ao PS é determinada pelo complexo regulador municipal, que utiliza o sistema informatizado de Regulação SISREG. Conforme consta no Termo de Convênio 001/2021 celebrado entre o Munícipio de Uberaba e o HC UFTM – Filial Ebserh, temos 22 leitos disponíveis no PS para atender a macrorregião do Triângulo Sul.
No entanto, esse número contratado não está sendo respeitado pelo gestor municipal e no último ano o PS do HC-UFTM vem alcançando uma lotação diária próxima ou igual a 200%. Ou seja, chegamos a ter 50 pacientes internados diariamente. Essa superlotação tem sérios impactos, a começar pela necessidade de se alocar os pacientes em macas no corredor (que não são leitos), em condições desumanas de higiene, alimentação, segurança, conforto, administração de medicação e atendimento clínicos, correndo o risco de pegar uma infecção. Esses números tão elevados também impactam na qualidade e segurança do atendimento, uma vez que as equipes do PS estão dimensionadas para atender os números de pacientes previstos no convênio que temos com o poder público municipal.
Diante deste cenário, mediante a necessidade de manter a qualidade do atendimento para a população de Uberaba e região, a segurança dos pacientes e das equipes que atuam no PS, a Superintendência, em diálogo com a Ebserh e a Reitoria da UFTM, tomou a decisão de suspender a admissão de novos pacientes, até que a situação se regularize. A medida adotada é válida apenas para o PS, ou seja, os pacientes efetivamente classificados como vaga zero (Resolução CFM 2077/14) continuarão sendo recebidos, bem como os demais serviços prestados pelo HC UFTM – Filial Ebserh.
Assim, desde o dia 6/2/2024 (terça-feira) à tarde, comunicamos via Ofício - SEI nº 21/2024/SUP/HC-UFTM-EBSERH à Secretária Municipal de Saúde, ao Complexo Regulador Municipal e demais interessados que novas admissões de pacientes não serão feitas até que a situação se regularize, ou seja, que o PS esteja funcionando dentro da capacidade diária de 22 leitos.
Estamos cientes do nosso compromisso com a oferta de atendimento para aqueles que necessitam de cuidados urgentes, mas não podemos abrir mão da qualidade, e por isso, continuaremos trabalhando para que o PS atenda dentro da capacidade pactuada. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Superintendência do HC UFTM - Filial Ebserh
Reitoria da UFTM
Saiba mais
Termo de Convênio 001/2021 celebrado entre o Munícipio de Uberaba e o HC UFTM – Filial Ebserh
Redes Sociais