Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) realiza comemoração pelos seus 10 anos (e além...) e lança livro que conta um pouco de sua história
Pós-Graduação em Educação

Publicado: Sábado, 23 de Março de 2024, 12h29

Entre os dias 18 e 21 de março de 2024, no auditório Safira ocorreu o III Fórum de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGE e I Semana de Integração do PPGE. Dentre as atividades do evento, aconteceu uma mesa redonda intitulada “Comemoração e Histórias - PPGE em seus 10 anos e além” a qual contou com a participação de egressos de sua primeira turma do mestrado (2013), a saber: Me. Alex Araújo Macedo (atualmente TAE na UFTM/Cefores), Profa. Dra. Ketiuce Ferreira Silva (atualmente docente na Universidade do Estado de Minas Gerais), Profa. Ma. Marcia Lopes Vieira (atualmente docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Uberlândia), Profa. Dra. Maria Célia Borges (uma das idealizadoras do PPGE e atualmente docente na Universidade Federal de Uberlândia). A mesa contou ainda com a mediação da Profa. Dra. Helena de Ornellas Sivieri Pereira (docente no PPGE).

Para os coordenadores do evento, Profs. Lúcio Marques e Pedro Colombo, este foi um momento de muitas emoções e troca de experiências, revivendo histórias e fatos que marcaram a vida de inúmeras pessoas que passaram pelo PPGE/UFTM. Segundo os professores, até janeiro de 2024 já haviam sido realizadas 198 defesas de mestrado no programa, sendo que entre fevereiro e março de 2024 ocorreram as três primeiras defesas de doutorado do programa. Hoje o PPGE é o maior programa de pós-graduação da UFTM, contando com uma comunidade de quase duas centenas de pessoas, entre docentes orientadores, técnicos em assuntos educacionais e, discentes matriculados (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos de diversas regiões do Brasil e do exterior, como Angola, Moçambique).

Destaca-se, que o curso de mestrado do PPGE foi recomendado pela CAPES no dia 27 de setembro de 2012, com ingresso da primeira turma em 2013 e, o de doutorado teve sua autorização pela CAPES em 15 de junho de 2020, com ingresso da primeira turma em 2021, motivo pelo qual o título “PPGE em seus 10 anos e além”.

Em meio as atividades do evento, também foi realizado o lançamento do livro “O programa de pós-graduação em educação da UFTM: decênio 2013-2022 e além...”, lançado com o apoio da PROPPG por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). A mensagem em sua contracapa ilustra a construção desta obra

Rememorar, reviver ou singelamente recordar! Trazer à tona memória em flashes, fatos, fotos, encantos e desencantos que ao longo da história foram tatuados nos corações de pessoas com mentes abertas ao novo, ao devaneio por uma Educação de qualidade e equidade. É sobre o “ser coletivo” que esta obra foi escrita e, desvenda os caminhos percorridos (e além…) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde sua idealização, em meados de 2009, até os dias atuais. A obra é construída em duas partes, sendo a primeira destinada ao resgate, contextualização e reflexões sobre a constituição do PPGE. Desvela também o PPGE em números, as pessoas que fazem e fizeram parte do programa, suas 198 dissertações de mestrados defendidas até janeiro de 2024, a indicação de 338 discentes que efetuaram matrícula desde 2013, bem como o perfil etário e ações afirmativas e,... A segunda parte é destinada à apresentação de algumas das pesquisas desenvolvidas no programa, em momentos distintos de sua história. Tais pesquisas ilustram uma grande diversidade de temas, públicos e cenários de pesquisa, refletindo o alcance e a amplitude desse programa de pós-graduação. Bem, paramos por aqui, pois esperamos que este chamariz possa aguçar a sede em percorrer as páginas dessa obra. Fica, então, o convite para embebedar-se dessa leitura. Venha conosco!!!

O livro pode ser acessado gratuitamente no site da editora, em:

Por fim, registramos o agradecimento a todos e todas que fazem ou fizeram parte do PPGE ao longo destes anos. Nosso muito obrigado e vida longa ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM.

Visite o site e o Instagram do PPGE: