Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cursinho de Educação Popular celebra 20 anos com mais ingressos de alunos no ensino superior
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Cursinho de Educação Popular celebra 20 anos com mais ingressos de alunos no ensino superior

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 10h52

2024 é o ano que a uberabense Giovanna Mel Miranda Santana, 20 anos, realiza o sonho de entrar na faculdade de Medicina da UFTM. A determinação da estudante que se esforçou desde o ensino básico na escola pública, mais quatro anos de estudos pós-ensino médio, sendo o último deles em 2023 no Cursinho de Educação Popular do Cefores/UFTM, CEPOP, fez com que ela conquistasse a vaga tão desejada. “Foi a realização do meu maior sonho. Foi a recompensa por anos de preparação, pelas abdicações em prol dos estudos, pela decisão de não desistir e dar o meu melhor ano após ano, dia após dia”, celebrou. 

A caloura conta como a decisão de ter entrado para o CEPOP fez diferença na sua trajetória. “O Cursinho teve um papel significativo na minha aprovação, especialmente ao direcionar os meus estudos de forma assertiva. Ele me orientou sobre quais matérias eu precisava focar e as aulas de redação também foram um ponto forte. Através das monitorias, pude avaliar minha evolução e identificar áreas que precisavam de melhoria. Semanalmente, eu tinha a oportunidade de escrever uma redação e recebia correções detalhadas de professores competentes, que me ofereciam todo o suporte necessário”.

Giovanna soube do Cursinho do Cefores por meio de informações de conhecidos e familiares e descobriu mais detalhes para inscrição por panfletos nos transportes públicos. Outros colegas dela no CEPOP também venceram a etapa final do Enem e entraram em instituições públicas de ensino superior neste ano.

Pamela Candido Calicate, 21 anos, passou em Enfermagem na UFTM. “Escolhi esse curso pois sempre gostei da área da saúde, em específico a área da neonatal, e para mim foi uma grande conquista ingressar na faculdade que era minha primeira opção. Eu estudei um ano pelo curso popular do CEFORES, e agradeço muito a todos os professores que se dedicaram a nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Agradeço também a todas as amizades que fiz ao longo desse período”, comentou Pamela.

A colega Yasmin Arrais Moreira da Silva, 17 anos, entrou na Educação Física da UFTM. Fez o último ano do Ensino Médio ao mesmo tempo que frequentou o cursinho do CEFORES. “O CEPOP foi o meu maior suporte de ensino no ano de 2023, me ajudou com os estudos na escola e me auxiliou na questão do vestibular. Os “aulões” de revisão foram fundamentais, tanto para mim quanto para as pessoas de fora. Sem contar nas grandes amizades que levarei para a vida toda. O CEPOP abrigou minhas dificuldades e introduziu o conhecimento básico de disciplinas como matemática, física, história e geografia que eu não tive a oportunidade de desfrutar do ensino público da escola”, destacou a empenhada Yasmin.

Maria Eduarda Azevedo Monteiro, 18 anos, também fez o cursinho do CEPOP junto com o terceiro ano do ensino médio, o que a ajudou a entrar para o curso de Fisioterapia da UFTM, o primeiro passo para um sonhado futuro. “Eu gostaria de destacar as explicações de todas as matérias e os professores que nos acolheram e fizeram nos sentirmos que somos uma família. Quando entrei no CEPOP eu tinha uma expectativa muito alta e ela foi cumprida 100%, só tenho que agradecer”. A amizade entre Maria Eduarda e Laysla Elias Augusto, 19 anos, foi mais um resultado positivo do CEPOP. Laysla, que terminei o ensino médio em 2022 e começou o Cursinho do CEFORES em 2023, passou em Psicologia na UFTM. “O CEPOP foi um cursinho muito motivador, inspirador para os meus estudos, escolhi ele por causa da Instituição e porque me recomendaram também, foi uma experiência muito boa, aprendi bastante e fiz novas amizades também”, afirmou.

Lucca Rios Nunes, 18 anos, entrou no CEPO em julho do ano passado, foi o tempo que precisou para conquistar uma vaga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFTM. “O CEPOP me ajudou muito na área de exatas e nas redações. Fiz o ensino médio na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, e consegui passar na IFTM para fazer a faculdade. O curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) foi minha escolha desde sempre, é a área que gosto e quero atuar como profissional. A experiência de ter passado em uma instituição federal no curso que eu tanto almejava foi mágico, tal como o meu sentimento quanto o das pessoas em minha volta”, celebrou Lucca.

Assim como esses seis estudantes, Danielle Lúcia Coutinho Borges da Cunha, 25 anos, graduanda da Engenharia Civil da UFTM, foi aluna do CEPOP e hoje é monitora do Cursinho, auxilia na gestão e organização do projeto. Para ela, “o CEPOP faz parte da minha vida e também da conquista da minha vaga na Universidade. Eu fui aluna do CEPOP por alguns anos e agora como aluna de graduação da UFTM auxilio no projeto. Eu senti na pele o poder de mudança e transformação que o cursinho pode fazer na vida de um jovem de escola pública. A maior satisfação é sentir que fazemos a diferença na vida desses jovens, somos uma família e abraçamos nossos alunos de todas as formas possíveis. Ver seus rostinhos nos corredores da Universidade, agora como colegas, é uma das maiores satisfações que sentimos. Obrigada por tudo, CEPOP!”

turma do CEPOP
Turma do CEPOP (da esq. para dir.: Lucca, Maria Eduarda, Laysla, Ana Palmira, Yasmin, Danielle, Giovanna, Pamela e Alex)

 

20 anos de CEPOP

O CEPOP comemora vinte anos de criação na UFTM, coordenado pela professora Ana Palmira Soares dos Santos desde o primeiro registro. “Acreditamos que o CEPOP, ao longo de seus 20 anos de existência, tem conseguido disseminar no meio acadêmico da UFTM o sentimento da importância de oportunizar jovens cidadãos a aspirarem fazer uma graduação em uma universidade pública federal”.

O servidor Alex Araújo Macedo, que também coordena o projeto de extensão CEPOP, acredita que o Cursinho é um Projeto de Extensão Universitária belíssimo e necessário nos dias atuais, quando a universidade pública enfrenta a diminuição do número de matrículas. “O CEPOP, comprovadamente, coloca alunos na UFTM e demais instituições de ensino superior. Constitui a porta de acesso até a Universidade para uma grande quantidade de alunos oriundos da escolas públicas sem condições financeiras de arcar com uma universidade particular, cursinho pré-vestibular ou curso preparatório para o ENEM.Todos os envolvidos (coordenadores, professores, monitores) nesse projeto educacional inclusivo, estão e sempre estiveram, verdadeiramente, comprometidos e dedicados a ensinar, apoiar e encorajar, possibilitando aos alunos perseguirem seus sonhos de cursar o ensino superior. Acredito firmemente que projetos como o do CEPOP promovam um grande impacto e mudança na vida e no futuro dos jovens. Muitos ex-alunos quando ingressam na UFTM retornam ao CEPOP na condição de professores voluntários com a imensa satisfação de poder colaborar um pouquinho com um projeto que mudou o percurso da sua vida!” conclui.

CEPOP/Cefores da UFTM

O CEPOP é um projeto de extensão que oferece pré-vestibular gratuito à parcela de baixa renda de Uberaba. Seleciona alunos das escolas públicas e alunos de escolas particulares que comprovem bolsa de custeio de 100%.

As aulas do Cursinho de Educação Popular do Cefores/UFTM UFTM são ministradas por alunos da graduação e pós-graduação da UFTM selecionados em processo seletivo, no período noturno, sem qualquer custo. Conta com um docente como coordenador do Projeto, atualmente é a professora Ana Palmira Soares dos Santos, e três servidores técnico-administrativos para apoio pedagógico e administrativo. “A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) tem, dentre suas diretrizes, a inclusão estudantil por meio da democratização, diversificação e ampliação do acesso à Educação Superior. Desse modo, o Cursinho de Educação Popular (CEPOP) se propõe atender uma demanda da cidade de Uberaba e região por um serviço que contemple egressos do Ensino Médio de escolas públicas”, afirmou Ana Palmira.

Com seleção anual e aulas no período noturno, o Cursinho de Educação Popular da UFTM é oferecido com material didático incluso. Por ano, são oferecidas 80 vagas para quem fez ou está cursando o terceiro ano do ensino médio.

As aulas acontecem de abril a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30. Disciplinas como Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês, Literatura, Redação e Espanhol compõem o programa do curso. 

Para participar, o estudante precisa passar por um processo seletivo que consiste de prova escrita de 40 questões objetivas de disciplinas oferecidas no Ensino Médio. Já os alunos de graduação da UFTM interessados em se candidatarem à vaga de coordenador de disciplina ou professor passam por entrevista. “Entendemos ser nossa responsabilidade incentivar os acadêmicos da graduação da UFTM ao exercício da cidadania, na contrapartida à sociedade, incentivando outros jovens para ingressarem em uma instituição pública, gratuita e de qualidade como a UFTM e, além disso, exercitarem a iniciação à docência”, concluiu a coordenadora.

Contato

CEFORES Centro de Formação Especial em Saúde - Telefones (34) 3700-6998/6999. Av. Getúlio Guaritá, 159 - Centro Educacional da UFTM - Uberaba-MG e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. site www.uftm.edu.br/cefores

Mais informações www.uftm.edu.br/cefores

 

Fotos: Marco Clemente/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página