Moção de Apoio à Greve
Nós, conselheiros e conselheiras do Conselho de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, expressamos nossa solidariedade e apoio à greve nacional de técnicos administrativos e docentes das instituições federais de ensino.
Entendemos que a greve é uma ação coletiva, aprovada democraticamente em assembleia das categorias. Enquanto direito constitucional, a greve dos servidores e servidoras universitários é justa, legítima e tem importância fundamental para a defesa da educação pública.
A greve dos técnicos administrativos e docentes é um movimento nacional, que já conta com dezenas de universidades e centenas de institutos federais. Todas e todos estão mobilizados para reverter a situação de sucateamento atual das instituições federais de ensino e das carreiras de seus servidores.
Reconhecemos os problemas causados pela insuficiência da estrutura e das políticas de acesso e permanência estudantil das universidades, que não condizem com a realidade dos e das discentes dos diferentes territórios.
Manifestamo-nos a favor das pautas defendidas pelo movimento grevista e declaramos publicamente nossa preocupação com a relevância da discussão acerca da suspensão ou não do calendário acadêmico, considerando que o mesmo já se encontra comprometido com a greve em curso.
Conselho de Ensino da UFTM
Redes Sociais