Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Centro Cultural da UFTM realiza exposição fotográfica de Arte Indígena acessível para pessoas com deficiência visual
Centro Cultural

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 16h27

A Mostra de Fotografia “Coleções Etnográficas: Série Plumária” terá abertura nesta terça-feira, dia 23 de julho, às 19 horas. A visitação será de segunda a sexta-feira, de 12 às 16h, até 30 de agosto de 2024 e contará com Audiodescrição para dar acesso à pessoas com deficiência visual (pessoas cegas e com baixa visão). A proposta de tornar  esta exposição acessível foi uma iniciativa do Centro Cultural da UFTM especialmente para esta exibição na Galeria de Arte do CCULT.

A Audiodescrição estará disponível ao lado de cada imagem possibilitando que o público com deficiência visual e também pessoas videntes possam ter acesso a informações estéticas dos adornos plumários, por meio do uso de celular, pela tecnologia Near Field Communication (NFC).

A Coleção retrata alguns exemplares de objetos pertencentes ao Museu dos Povos Indígenas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Os adornos plumários possuem uma variedade de cores e formas e promovem uma exaltação à beleza e à representação identitária. As penas e plumas dos mais distintos pássaros, combinados com técnicas e urdiduras sofisticadas, constitui uma das artes mais prodigiosas do mundo. Revelando, portanto, os atributos e as altas criações estéticas dos povos indígenas brasileiros.

Este projeto é fruto de parceria entre a UFTM, a Fundação Cultural de Uberaba Professor Antônio Carlos Marques e o Museu dos Povos Indígenas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU  e ocorrerá dentro da programação do Festival de Inverno, atividade prevista no Acordo de Colaboração Técnica entre UFTM e Fundação Cultural, celebrado em maio de 2024.

Maiores informações e agendamento para visitação: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Apenas WhatsApp business: (34)3700-6948 (Das 09h às 12h das 13h às 18h)
Direct instagram: @ccultuftm (https://www.instagram.com/ccultuftm/

Contatos para imprensa:
Heliana Castro Alves: (34)992905300
Valdíria Souza Fernandes (34)3700-6948 (WhatsApp business)