Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Zebu Baja é premiada na etapa Sudeste da competição BAJA SAE Brasil
Extensão Universitária

Equipe Zebu Baja é premiada na etapa Sudeste da competição BAJA SAE Brasil

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 09h05

A equipe extensionista Zebu Baja da UFTM participou da última competição BAJA SAE BRASIL - Etapa Regional Sudeste, na cidade de São João Del Rei /MG, entre os dias 12 e 15 de setembro, e conquistou três troféus pelo desempenha nas provas. (https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sudeste/). O time é coordenado pelo professor Marcos Shimano, do Departament de Engenharia Mecânica da UFTM, e formado por 30 alunos dos cursos das engenharias da Instituição.

O veículo que competiu é o protótipo número 8, cuja principal característica é ser 4x4, ou seja, com tração nas quatro rodas. Este protótipo foi construído em 2023 e participou da competição etapa Sudeste no ano passado e também da competição nacional que ocorreu em março de 2024. “Em nenhuma destas oportunidades obteve bons resultados. E isso é característico quando se desenvolve um novo protótipo. As primeiras participações são para acertar detalhes e somente depois de algum tempo que os frutos são colhidos. E foi isso que aconteceu, nesta última competição trouxemos para casa três troféus. O Zebu Baja é de Uberaba, é da UFTM, e conseguimos representar muito bem nossa cidade e nossa Universidade nesta competição”, afirmou Shimano.

A competição

Foram 24 equipes inscritas nesta competição que envolveu os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santos e Rio de Janeiro. A próxima competição será a etapa Nacional na cidade de São José dos Campos / SP, onde é prevista a participação de 80 equipes de todo o Brasil, somando mais de 2.500 estudantes de engenharia de universidades públicas e privadas.

Na competição da semana passada, a equipe obteve o terceiro lugar no desafio 4x4, que consiste em passar por várias barreiras no menor tempo possível, somente os veículos 4x4 puderam participar deste desafio. O segundo lugar foi na Apresentação de Projeto Dinâmico (APD), que consiste em apresentar todo o projeto para um juiz que posteriormente faz o teste pilotando o carro. E o primeiro lugar, a equipe conquistou na prova de Cabo de Guerra, onde os carros se enfrentam um puxando o outro, ou seja, conseguiu puxar (ser mais forte) todos os veículos que estavam na competição.

Prova de Cabo de Guerra

Somando todos os pontos das outras provas, o time Zebu Baja ficou na sétima colocação no quadro geral, atrás somente de equipes de universidades com mais tradição neste tipo de projeto. O capitão atual da equipe é o discente Gabriel Christopher Caetano Tenorio da Silva, o piloto principal é aluno o Murilo Ceciliato Perão e o segundo piloto, Victor Hugo Lemos Magalhães, ambos discentes pilotaram na competição.

Piloto principal se dirigindo ao Baja

“Estes resultados são frutos do sonho de um capitão e de uma equipe, que teve início no primeiro semestre de 2023. Na época o capitão era o discente Leonardo Cardoso Martins de Sá. Portanto, muitos outros podem comemorar estes resultados como sendo deles, mesmo não fazendo mais parte da equipe. Foram responsáveis por chegarmos até aqui. Pensando nisso, todos os mais de 350 discentes de diferentes cursos da UFTM que já passaram pela equipe também são responsáveis por este resultado. Porque este projeto foi iniciado em 2011 e nunca mais parou, sempre participamos de todas as competições”, comentou o coordenador.

De acordo com o professor Shimano, as competições são organizadas para testar o carro de forma bem agressiva, por exemplo, a organização coloca no circuito pedras, buracos, troncos, etc. para que os veículos possam ser testados. Atravessar esse caminho danifica várias partes do Baja e precisam ser substituídas para a próxima competição. “Essas peças tem um custo muito alto, pois precisam ser específicas para estes tipos de solicitações mecânicas que sofrem durante uma competição. Além disso, o regulamento das competições exige que cada protótipo tenha uma vida máxima de 2 anos, ou seja, a cada 2 anos precisamos construir um protótipo novo. E isso gera um custo ainda maior. Conseguimos chegar nas grandes equipes, mas para continuarmos neste nível, é preciso que haja incentivos financeiros”, destacou.

Para esse resultado, Shimano celebra o apoio da UFTM, das empresas patrocinadoras e de todos que doaram para a campanha realizada pela equipe. O contato da equipe é pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: arquivo da equipe Zebu Baja/UFTM