Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Dia do Preceptor é comemorado no HC-UFTM
Dia do Preceptor

Dia do Preceptor é comemorado no HC-UFTM

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 17h13

A importância e responsabilidades do Preceptor no Hospital das Clínicas

Da esquerda para a direita: Fernando Neves, Guilherme Pardi, Selma Dovichi,  Marlene Cabrine, Rodrigo Molina, Profa. Meire Ataíde e Profa. Marinalva Barbosa
Foto: Comunicação HC-UFTM

Em comemoração ao Dia do Preceptor aconteceu na manhã de hoje (19), no Hospital das Clínicas da UFTM, a solenidade de abertura do evento. Estiveram presentes a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Profa. Marinalva Barbosa; a vice-reitora, Profa. Meire Ataíde; o gerente administrativo e superintendente substituto do HC-UFTM, Rodrigo Molina; representando o gerente de Atenção à Saúde, esteve presente Fernando Neves; a gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, Marlene Cabrine; a coordenadora substituta do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde/COREMU, Selma Dovichi e o coordenador da Comissão de Residência Médica/COREME, Guilherme Pardi, além das preceptoras, preceptores, servidores e funcionários.

Diante da importância do trabalho desenvolvido por preceptores nos hospitais de ensino das universidades públicas do país, de acordo com Fernando Neves, o momento é de enaltecer a categoria e agradecer a todos preceptores que trabalham no HC-UFTM. “Eu vivo a vida de preceptor e entendo a importância na formação dos acadêmicos e residentes”, destacou. Para Guilherme Pardi, coordenador da Comissão de Residência Médica, “é muito importante poder comemorar o dia desse profissional, que além de prestar assistência aos pacientes, ensina diariamente nossos profissionais da saúde.”

No dia a dia de trabalho no Hospital das Clínicas os preceptores estão próximos  dos estudantes, em estágio, e dos residentes. Para o gerente administrativo e superintendente substituto, Rodrigo Molina, “os docentes se dedicam à teoria e os preceptores são quem auxiliam e acompanham os médicos residentes nas atividades práticas”. Na oportunidade, Molina agradeceu à gerência e às comissões que realizam os trabalhos junto aos médicos residentes e, também, a UFTM.

O Dia do Preceptor
Em 2024 é a primeira vez que acontece o evento de comemoração ao Dia do Preceptor no HC-UFTM. “Decidimos celebrar o Dia do Preceptor para mostrarmos e valorizarmos o trabalho de cada um de vocês”, enfatizou a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Marlene Cabrine, a todos presentes na abertura do evento.

Em tom de agradecimento, a coordenadora substituta do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Selma Dovichi, afirma que sem o trabalho em conjunto de cada um dos profissionais envolvidos na preceptoria, não seria possível realizar um trabalho de excelência no Hospital das Clínicas UFTM. “Ser preceptor é uma nobre missão”, enfatizou.

Responsabilidade e Ética
Para a vice-reitora da UFTM e médica coordenadora do Programa de Residência em Dermatologia, Profa. Meire Ataíde, é indispensável falar da importância do preceptor. “ A gente espera que o preceptor tenha condições dignas de trabalho e que tenha o necessário para trabalhar. Por isso, a reitoria da UFTM se empenha tanto do ponto de vista material, quanto da parte humanitária”.

Sobre as relações éticas e as responsabilidades no ambiente do Hospital das Clínicas, Profa. Meire destaca a importância das relações humanas e da ética dentro de um ambiente de ensino, desde o profissional responsável pela acolhida no momento em que o paciente chega, até as posições de maior hierarquia no HC. “Somos preceptores na construção do aprendizado prático, mas principalmente da ética, do fazer correto das coisas. Assim, peço a vocês que se empenhem nos programas de residência e, mais do que melhorar as residências médicas que já temos, também devemos buscar abrir novos programas, pois a residência é o “ouro” na formação acadêmica do aluno. ”

Foto: Comunicação HC-UFTM

Segundo a reitora Marinalva Barbosa, ter o Hospital Escola da UFTM,  na perspectiva cotidiana, fazendo um trabalho de qualidade é um dos objetivos do ensino acadêmico. Ela também destaca que tudo é possível com o diálogo e a união de forças, objetivos e vontades. “É de fundamental importância garantirmos a formação que oferecemos no HC-UFTM, reunir a pesquisa, o conhecimento dentro dos laboratórios e a importância da preceptoria na assistência ao público que necessita dos serviços de saúde que oferecemos.”

Diante do cenário de que os médicos residentes de hoje serão os profissionais de amanhã a atender cada pessoa que necessite de cuidados médicos e também a interligação do ambiente acadêmico de ensino com a parte prática na área da saúde, Marinalva pontua sobre a necessária não separação entre teoria e prática. Para a reitora da UFTM, a teoria ensinada e os serviços dos preceptores no ambiente hospitalar devem ser indissociáveis. “A teoria é que permite compreender a prática. É a teoria que coloca a prática dentro do campo da ciência”.

Em uma analogia entre a área de conhecimento da educação e a área de conhecimento da saúde existem similaridades. Porém, na área médica a prática não pode ser deixada para ser aperfeiçoada futuramente. Segundo Marinalva Barbosa, na área da saúde, a prática não se trata de um devir, isto é, um futuro. "O aluno ou residente deve praticar e trabalhar junto ao paciente. É uma prática do agora e não uma prática que vai se formar no futuro”.

Vale destacar a complexidade que envolve a área médica, pois se trata de salvar vidas. Para a reitora da UFTM, no ambiente acadêmico, a educação e a área médica são duas frentes que devem caminhar juntas, "educando para a vida e preservando vidas".

A comemoração ao Dia do Preceptor teve na programação várias atividades ao longo do dia.

(Gustavo Miranda)

Assunto(s): Dia do Preceptor , HC-UFTM