Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM obtém aprovação de dois novos cursos de doutorado pela Capes
PROPPG

UFTM obtém aprovação de dois novos cursos de doutorado pela Capes

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2024, 12h49

Na última semana, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) obteve a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), de dois novos cursos de doutorado:

• Doutorado em Ciências da Saúde (PPGCS);

• Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).

As aprovações são resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) realizada pela Capes, que considera critérios relacionados ao contexto de oferta, além de infraestrutura, quadro de professores e outros fatores que comprovam a competência e qualificação acadêmica para a oferta dos cursos.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Júlio Gonçalves, destaca a relevância da aprovação desses novos cursos na UFTM, que “contribuem para a consolidação e expansão da pós-graduação em nossa instituição, com excelência, integrando atividades de ensino, extensão e inovação”.

O coordenador do PPGCS, Prof. Marcos Vinicius da Silva, comenta que “a aprovação do doutorado em Ciências da Saúde reflete os esforços realizados nos últimos anos para a melhoria qualitativa e quantitativa desse programa de pós-graduação”. Para ele, “a possibilidade de doutoramento é um pilar fundamental para a consolidação da pós-graduação e a formação de recursos humanos de excelência, permitindo a formação continuada de mestres e doutores e a fixação de pesquisadores em formação na UFTM”.

O coordenador do PPGCTA, Prof. Deusmaque Carneiro Ferreira, afirma que “a aprovação do curso de doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental representa um avanço significativo para a consolidação do PPGCTA da UFTM, possibilitando ampliar a formação qualificada de recursos humanos para atender às demandas da sociedade contemporânea, com foco na inovação e na sustentabilidade do setor produtivo, buscando amenizar as vulnerabilidades socioambientais e socioeconômicas de Uberaba e região”.

O resultado pode ser visualizado no link: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/19092024_Planilha_2461342_Pauta_APCN___231_WEB_1__analise_revisada.pdf