Ações de extensão do mês da consciência negra começam hoje
Os departamentos de Serviço Social e de História da UFTM realizam ações de extensão "Novembro Negro" ao longo de todo o mês da consciência negra, com atividades que englobam palestras, oficinas, grupos de discussão, rodas de conversa e atividades culturais.
Serão convidados acadêmicos, intelectuais, artistas e ativistas que possuem trajetórias na luta pela igualdade racial e pela valorização da identidade negra. As atividades ocorrerão em diversos locais do município de Uberaba, com participação e adesão ampla e gratuita, permitindo acesso a todos os públicos.
A programação será organizada por temas diversificados, a saber: "Identidade e Representatividade", "Desafios Históricos e Contemporâneos da População Negra", "Negritude e Resiliência" e "Conquistas e Caminhos para o Futuro". As atividades serão conduzidas por professores, pesquisadores e ativistas da área de estudos raciais e de direitos humanos. Em diferentes momentos, cada público poderá participar de dinâmicas específicas, desde rodas de conversa até workshops práticos e discussões teóricas fundamentadas nos textos de autores de referência no campo da identidade racial.
O objetivo das ações são promover a reflexão sobre a importância da igualdade racial e a construção de uma identidade racial crítica, abordando desafios e conquistas das pessoas negras ao longo da história e na atualidade, além de sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre o combate ao racismo estrutural e a promoção de um ambiente inclusivo e diverso por meio do fortalecimento da identidade e cultura negra como forma de trabalhar a consciência crítica.
Para saber como participar, a programação e outras informações acesse a página do evento nas redes sociais:
https://www.instagram.com/novembro.negro.uftm?igsh=MTcxajkzZmZuMzVsOA==
Redes Sociais