Pesquisa da UFTM é apresentada na Associação Suíça de Ciência de Animais de Laboratório
Os resultados de uma pesquisa realizada na UFTM sobre o uso do peixe-zebra como modelo experimental na pesquisa científica foram apresentados no Swiss Laboratory Animal Sciente Association (SGV) meeting, na cidade de Lausanne, Suíça, pelo professor Matheus Felipe Marcon, do Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia do ICBN/UFTM.
A pesquisa apresentada é fruto do trabalho de iniciação científica da discente Nayne Isabelli Zugolaro Donzelli, do curso de Biomedicina da UFTM e foi desenvolvida no Laboratório de Estudos Farmacológicos, sob coordenação do professor Matheus entre 1 de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022. Além dos pesquisadores da UFTM, o trabalho apresentado teve a colaboração de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Royal College of Surgeons in Ireland.
Os resultados dessa pesquisa foram publicados em um artigo na revista Lab Animal e apresenta uma análise abrangente dos protocolos de enriquecimento ambiental aplicados ao peixe-zebra. A pesquisa também aborda a viabilidade dessa intervenção no contexto do laboratório de pesquisa do peixe-zebra, bem como os desafios atuais e futuros da área.
O SGV é uma associação da Suíça que serve como intermediário entre o bem-estar animal e a pesquisa em benefício de humanos e animais e se dedica a promover os 3Rs (SUBSTITUIR, REDUZIR, REFINAR), o bem-estar animal e considerações éticas na experimentação animal. Esse evento é promovido anualmente pelo SGV na Suíça para fornecer educação continuada e promover a comunicação dentro da comunidade científica. “A participação no evento foi de grande valor para apresentar e divulgar o nome da Universidade e as pesquisas que são realizadas na UFTM, bem como para firmar novas parcerias e ampliar o networking”, afirmou Matheus Marcon.
Imagem: Arquivo pessoal do professor Matheus Marcon
Redes Sociais