Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de articulações em Brasília para garantir recursos federais para instituições mineiras
Início do conteúdo da página
recursos federais

UFTM participa de articulações em Brasília para garantir recursos federais para instituições mineiras

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2024, 20h20

A reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, participou, no dia 3 de novembro, de reuniões em Brasília com parlamentares mineiros para discutir o subfinanciamento das instituições federais de ensino. Representando o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES-MG), ao lado de Demetrius David da Silva (UFV), Cleber Ávila (IFSMG) e Marcelo Pereira de Andrade (UFSJ), a reitora reforçou a necessidade de ações para garantir recursos às universidades, institutos federais e CEFET.

Em encontro com o líder da Bancada Mineira, Deputado Luiz Fernando, e a Deputada Ana Pimentel, os reitores destacaram a importância de incluir essas instituições como beneficiárias das emendas de bancada para 2025. O deputado informou que o orçamento para o próximo ano já foi definido, mas assegurou que o Senador Rodrigo Pacheco destinará aproximadamente R$ 70 milhões para o setor, em continuidade ao apoio realizado em 2024. Segundo Luiz Fernando, esse aporte deve ser reconhecido como um esforço conjunto de toda a bancada mineira.

Foi definido que a Deputada Ana Pimentel organizará uma reunião com o Ministro da Educação, com a presença do líder da bancada, para tratar do desbloqueio de emendas parlamentares de 2024. Os representantes do FORIPES-MG ressaltaram a necessidade de dividir os recursos de forma equitativa entre as instituições.

Em outra reunião, com o Deputado Reginaldo Lopes, o parlamentar sinalizou apoio ao desbloqueio das emendas e apontou que o impasse envolve a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Durante o encontro, Reginaldo Lopes contatou o Secretário-Executivo do MEC, que afirmou estar trabalhando pela liberação dos recursos e buscando preservar as instituições de novos bloqueios orçamentários.

As articulações reforçam o compromisso das instituições mineiras em assegurar o financiamento necessário para manter suas atividades e o impacto positivo do diálogo com os representantes políticos nesse contexto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página