UFTM participa de articulações em Brasília para garantir recursos federais para instituições mineiras
A reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, participou, no dia 3 de novembro, de reuniões em Brasília com parlamentares mineiros para discutir o subfinanciamento das instituições federais de ensino. Representando o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES-MG), ao lado de Demetrius David da Silva (UFV), Cleber Ávila (IFSMG) e Marcelo Pereira de Andrade (UFSJ), a reitora reforçou a necessidade de ações para garantir recursos às universidades, institutos federais e CEFET.
Em encontro com o líder da Bancada Mineira, Deputado Luiz Fernando, e a Deputada Ana Pimentel, os reitores destacaram a importância de incluir essas instituições como beneficiárias das emendas de bancada para 2025. O deputado informou que o orçamento para o próximo ano já foi definido, mas assegurou que o Senador Rodrigo Pacheco destinará aproximadamente R$ 70 milhões para o setor, em continuidade ao apoio realizado em 2024. Segundo Luiz Fernando, esse aporte deve ser reconhecido como um esforço conjunto de toda a bancada mineira.
Foi definido que a Deputada Ana Pimentel organizará uma reunião com o Ministro da Educação, com a presença do líder da bancada, para tratar do desbloqueio de emendas parlamentares de 2024. Os representantes do FORIPES-MG ressaltaram a necessidade de dividir os recursos de forma equitativa entre as instituições.
Em outra reunião, com o Deputado Reginaldo Lopes, o parlamentar sinalizou apoio ao desbloqueio das emendas e apontou que o impasse envolve a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Durante o encontro, Reginaldo Lopes contatou o Secretário-Executivo do MEC, que afirmou estar trabalhando pela liberação dos recursos e buscando preservar as instituições de novos bloqueios orçamentários.
As articulações reforçam o compromisso das instituições mineiras em assegurar o financiamento necessário para manter suas atividades e o impacto positivo do diálogo com os representantes políticos nesse contexto.
Redes Sociais