Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa de grupo da UFTM é destaque na contracapa de revista científica internacional renomada
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisa de grupo da UFTM é destaque na contracapa de revista científica internacional renomada

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 18h23

O artigo intitulado “Rhenium(I) and technetium(I) complexes with megazol derivatives: towards the development of a theranostic platform for Chagas disease” foi publicado em 6 de novembro de 2024, na edição número 53 da revista internacional Dalton Transactions, da Royal Society of Chemistry, uma das sociedades científicas mais prestigiadas do Reino Unido. O estudo aborda o desenvolvimento de dispositivos teranósticos, que possui como característica a combinação entre diagnóstico e tratamento utilizando uma única molécula, como estratégia inovadora para atender às demandas terapêuticas e diagnósticas da fase crônica da Doença de Chagas. 

A pesquisa focou no design de novas moléculas a partir do megazol, um fármaco antiparasitário, que foi complexado com íons metálicos de Re e 99mTc. Esses metais foram escolhidos devido às suas propriedades químicas similares e pelo amplo uso de compostos de 99mTc em exames radiodiagnóstico por SPECT, tecnologia frequentemente utilizada para investigar o coração — um dos órgãos mais afetados na Doença de Chagas.

A publicação detalha a síntese, caracterização dos complexos e os resultados de testes biológicos in vitro e in silico, que demonstraram uma atividade antiparasitária altamente promissora, além de estudos de radiomarcação bem-sucedidos com 99mTc. Esses achados abrem caminho para o desenvolvimento de novos fármacos que podem beneficiar pacientes acometidos pela Doença de Chagas. Os próximos passos incluem estudos biológicos in vivo para avaliar a ação e a biodistribuição desses compostos em modelos animais. Com base nos dados obtidos até agora, os pesquisadores acreditam que esses complexos possuem grande potencial para o desenvolvimento de uma solução integrada de diagnóstico e tratamento para a doença.

O trabalho foi desenvolvido pela Dra. Ana Cristina Resende Gonçalves, egressa do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais – UFTM, sob a supervisão do professor Pedro Ivo da Silva Maia (UFTM) e do professor Roger Alberto durante seu estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Zurique (bolsa CAPES PDSE Nº 47 /2017). Além da bolsa cedida pela CAPES, o trabalho teve financiamento da FAPEMIG, do CNPq, da FAPESP e da FINEP.

A pesquisa contou também com a colaboração de uma equipe interdisciplinar de pesquisadores: Silvia Helena Libardi e Júlio Cesar Borges (IQSC-USP), Carla Duque Lopes e Sérgio de Albuquerque (FCFRP-USP), Carla Gotzmann e Olivier Blacque (Universidade de Zurique), além de Ronaldo Junio Oliveira (UFTM).

O reconhecimento na contracapa da revista evidencia a relevância e o impacto das investigações realizadas pela equipe, consolidando a UFTM como referência na produção de conhecimento científico de excelência.

Mais informações: 

Acesse o artigo – link https://doi.org/10.1039/D4DT02714K



Dra. Ana Cristina Resende Gonçalves, Prof. Pedro Ivo da Silva Maia e Prof. Roger Alberto

 

registrado em:
Assunto(s): Doença de Chagas , pesquisa
Fim do conteúdo da página