Bancada experimental de baixo custo desenvolvida na UFTM recebe prêmio em congresso brasileiro
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) celebra mais uma conquista: o trabalho que resultou na criação de uma bancada experimental de baixo custo, desenvolvido com bolsa da Fapemig, foi premiado no XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. O projeto, que permite a determinação do volume de líquido armazenado em um tanque cilíndrico a partir da medida do nível do líquido, além de medir densidade e viscosidade em função da temperatura, foi reconhecido por sua relevância e aplicabilidade no ensino de Engenharia Química.
A bancada experimental foi desenvolvida pela aluna Laura Simões Barini, graduanda em Engenharia Química da UFTM, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Bacci da Silva, do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) e do Departamento de Engenharia Química (DEQ). O trabalho foi realizado como parte de um projeto de iniciação científica financiado pelo Edital 22/2023 - Iniciação Científica e Tecnológica Bic/Fapemig, com vigência de 05/10/2023 a 04/10/2024.
Atualmente, Laura está cursando parte de sua graduação na POLYTECH LILLE, na França, por meio do Convênio Brafitec, e deve retornar à UFTM para validar as disciplinas cursadas no exterior e finalizar o curso.
O objetivo principal da bancada é fornecer uma ferramenta prática para o ensino de conceitos teóricos estudados na disciplina de Cálculo 1. Por meio do equipamento, os alunos podem desenvolver equações matemáticas para calcular o volume de líquido em um tanque cilíndrico posicionado horizontalmente, comparando os resultados teóricos com os dados experimentais obtidos no laboratório. Além disso, a bancada permite a medição de propriedades térmicas do líquido, como densidade e viscosidade, que podem ser comparadas com valores publicados na literatura científica.
Prof. Marcelo Bacci (Foto: acervo pessoal)
A premiação no XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica reforça a qualidade e a relevância do trabalho desenvolvido na UFTM. O projeto não apenas contribui para o aprimoramento do ensino na universidade, mas também demonstra o potencial da iniciação científica como ferramenta para o desenvolvimento de tecnologias educacionais acessíveis e eficientes.
A bancada já está em uso no Laboratório C1/C2 da UFTM, sendo utilizada nas aulas de laboratório do curso de Engenharia Química, especificamente para alunos que já cursaram Cálculo 1. Segundo o Prof. Dr. Marcelo Bacci da Silva, orientador do projeto, o equipamento é uma ferramenta valiosa para apresentar aos estudantes os desafios práticos encontrados em sistemas reais, permitindo que eles apliquem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.
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