Recredenciamento Institucional: UFTM avança no processo de preparação para avaliação
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está em processo de recredenciamento institucional, uma avaliação periódica realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir a qualidade do ensino superior oferecido pela instituição. O recredenciamento é um procedimento obrigatório que analisa diversos aspectos da universidade, como infraestrutura, corpo docente, produção acadêmica, gestão administrativa e autoavaliação institucional.
Como parte do processo de recredenciamento, uma comissão de avaliação do MEC fará uma visita virtual à UFTM de 24 a 26 de março de 2025 para verificar as informações fornecidas pela instituição e avaliar o cumprimento das exigências para o recredenciamento, incluindo os resultados da autoavaliação institucional.
A fim de planejar os próximos passos desse processo, a UFTM reuniu, na manhã de 3 de fevereiro de 2025, os pontos focais das áreas administrativas para acompanhamento das atividades sob a responsabilidade de cada uma. Durante a reunião, as áreas informaram o andamento das atividades de sua esfera de competência, reforçando o compromisso da instituição com o processo de recredenciamento.
É importante destacar que a responsabilidade do upload do currículo na plataforma é de cada docente, e o prazo para essa atividade se encerra em 7 de fevereiro de 2025. As direções dos respectivos Institutos e do Centro de Educação Profissional (Cefores) devem fazer o acompanhamento desse processo e esclarecer eventuais dúvidas dos docentes.
As áreas envolvidas no recredenciamento devem se reunir internamente para atualização das informações e fazer o upload dos dados nas pastas que serão consultadas pela comissão de avaliação do MEC. Além disso, estão ocorrendo reuniões sistemáticas do Grupo de Trabalho (GT) de Recredenciamento Institucional para acompanhar o andamento das atividades e garantir que todas as demandas sejam atendidas dentro do prazo.
Desde o início do ano, a universidade vem se mobilizando para esse importante processo. Diversas reuniões foram realizadas com os gestores: pró-reitores e diretores de instituto - que são os pontos focais de cada unidade acadêmica, juntamente com um representante adicional. Esses pontos focais são responsáveis por esclarecer dúvidas e garantir que todas as informações necessárias sejam fornecidas corretamente.
Finalmente, reforçamos a importância de que sejam seguidas todas as orientações repassadas, para que possamos concluir o processo de maneira exitosa.
Redes Sociais