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UFTM lança novo modelo para o Planejamento Orçamentário de 2026

Publicado: Terça, 11 de Março de 2025, 16h30


Reunião com os conciliadores (Foto: Esdras Viggiano - UFTM)

Na última quinta-feira, 6 de março de 2025, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM realizou uma importante reunião com os conciliadores de demandas de diversas áreas e seus respectivos pontos focais para discutir e alinhar o planejamento orçamentário para o exercício de 2026. O encontro teve como foco central a apresentação e o detalhamento do novo modelo de planejamento de contratações, que visa otimizar a alocação de recursos e garantir maior transparência e eficiência nos processos de compras e contratações. A identificação das necessidades de contratações subsidiará a elaboração da proposta orçamentária para 2026 nos próximos meses.

Este novo modelo permitirá que as áreas decidam sobre a proporção entre os recursos destinados a material de consumo e permanente, garantindo maior flexibilidade e autonomia na gestão de seus orçamentos. Além disso, as áreas acadêmicas poderão antecipar o planejamento das compras de materiais de consumo de uso contínuo, ou seja, aqueles materiais que são solicitados todos os anos. Dessa forma, espera-se obter maior economicidade e eficiência nos processos licitatórios com a redução do número de processos realizados todos os anos. Outro ponto abordado na reunião foi sobre o preenchimento dos Planos de Contratação Anuais (PCA), instrumento com exigência legal para o planejamento das contratações.

Para facilitar o processo e dirimir dúvidas, cada área contará com um ponto focal, que será responsável por auxiliar os servidores nos processos de planejamento das contratações. Essa iniciativa visa garantir que todos os envolvidos compreendam o novo modelo e possam contribuir de forma efetiva para o planejamento da UFTM. 

"A UFTM tem se empenhado para deixar os processos de planejamento e execução orçamentária mais claros e separados. Vamos avançar na transparência e na eficiência do processo de compras e contratações", explicou a Reitora, professora Marinalva Vieira Barbosa, reforçando o compromisso da instituição com a melhoria contínua de seus processos administrativos. 

Uma mudança importante no processo é a separação entre o planejamento e a execução orçamentária, o que permitirá uma análise mais precisa das necessidades de cada área e uma alocação mais eficiente dos recursos.  

O Pró-Reitor de Planejamento, professor Luiz Fernando Rodrigues, destacou a importância do envolvimento de todas as áreas no processo de planejamento: "As áreas devem se planejar para que as aquisições necessárias para 2026 sejam realizadas. Neste momento, cada setor encaminhará os Documentos de Formalização de Demandas - DFD, para a composição do Plano de Contratações Anuais - PCA. O envolvimento das áreas no Planejamento de Contratações, num movimento de desenvolvimento da cultura do planejamento, permitirá, de forma inédita, que cada uma indique a proporção entre material de consumo e permanente".

A Diretora da Divisão de Gestão Orçamentária, Lidiane Cassiano Gaspar, explicou que a ideia de fazer o planejamento das contratações tem o intuito de permitir que a proposta orçamentária a ser elaborada posteriormente reflita as demandas identificadas previamente nos DFD.

A data limite para o envio, pelas áreas, dos Documentos de Formalização de Demandas (DFD) é 12 de maio de 2025. É fundamental que todas as áreas cumpram o prazo para garantir que suas necessidades sejam consideradas no planejamento orçamentário de 2026.

A Portaria com os limites para as contratações de 2026 será publicada nos próximos dias, permitindo que as áreas iniciem o processo de elaboração de seus planos de contratação. 

O professor Lauro Osiro, Pró-Reitor de Administração, ressaltou a importância da atenção aos prazos e procedimentos: "As áreas precisam estar atentas com os prazos e os procedimentos de envio dos DFD para que o planejamento possa se materializar em processos de contratação e para que a execução seja facilitada."

A Diretora do Departamento de Suprimentos e Patrimônio, Ana Cristina de Sousa, destacou o trabalho de diversos setores para organização do processo e entrega dos materiais de consumo e capital de um pregão eletrônico, evidenciando que atrasos dos solicitantes causam problemas em todos os processos de suprimentos.

A UFTM reafirma o seu compromisso com a gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, buscando sempre aprimorar seus processos e garantir o melhor atendimento às necessidades da comunidade acadêmica. O envolvimento de todas as áreas no processo de planejamento orçamentário é fundamental para o sucesso da instituição e para a concretização de deus objetivos.

 

Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).    

 

 

 

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