Comissão de Ética da UFTM vence concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética

A Comissão de Ética da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) conquistou o primeiro lugar no X Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética realizado no ano de 2024 com projeto "Ética em Cena". O concurso é realizado pela Comissão de Ética Pública (CEP), órgão máximo do sistema de gestão da ética pública do poder executivo. O projeto vencedor é uma série de esquetes cômicos que retratam dispositivos normativos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com a premiação, as práticas adotadas pela Comissão de Ética da UFTM se tornam exemplos para o sistema de gestão da ética do Poder Executivo Federal.
A presidente da Comissão de Ética da UFTM, Aparecida Rosário de Oliveira Silva, destacou a importância do prêmio para a Comissão. “Ser reconhecida pela CEP atesta o cumprimento do papel educador da Comissão de Ética da UFTM. Isso fortalece nosso propósito de formar cidadãos éticos e comprometidos com o bem público”, afirmou a presidente.
Cena de episódio da série de esquetes "Ética em Cena" - atriz: Janete Bartonelli.
Promovido anualmente pela Comissão de Ética Pública, o Concurso de Boas Práticas busca promover a difusão e o intercâmbio de práticas de gestão e educação para a ética, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelas Comissões de Ética setoriais integrantes do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal, bem como reconhecer seu papel educador. A CEP, criada em 1999, é responsável por coordenar o sistema de gestão da ética no âmbito do Poder Executivo Federal, atuando na promoção de condutas alinhadas aos princípios da administração pública e promovendo eventos.
A competição é dividida em duas categorias, A e B, sendo a categoria A voltada a órgãos da administração direta, autarquias, fundações públicas e instituições de ensino e a categoria B indicada para empresas públicas e sociedades de economia mista.
A UFTM concorreu na Categoria A, concorrendo com dezenas de instituições de todo o país com o projeto “Ética em Cena”, que foi uma série de esquetes em vídeo, veiculadas na rede social Instagram, nas quais foram retratadas situações cômicas, com finalidade de conscientizar agentes públicos sobre o conteúdo do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
O projeto “Ética em Cena” foi uma produção em conjunto entre a Comissão de Ética da UFTM e o Centro Cultural da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM. A série compõe-se com dez esquetes em vídeos de aproximadamente um minuto, em que são abordadas situações fictícias exemplificando condutas inapropriadas agentes públicos. As personagem são interpretadas pela atriz Janete Bartonelli e o ator Anderson Galvão. Os esquetes foram produzidos pelo servidor Fábio Garcia e editados pelo servidor Raphael Arduini, os textos e a idealização das cenas foram feitos pela Comissão de Ética sob a presidência da Profa. Selma Dovichi e Prof. Paulo Marfil.
A cerimônia de premiação do concurso ocorrerá em Brasília no mês de maio e contará com a presença do poder executivo federal. Além do troféu, a Comissão de Ética da UFTM receberá um certificado e terá seu projeto apresentado na cerimônia.
Redes Sociais