Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Comissão de Ética da UFTM vence concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética
Início do conteúdo da página
Ética

Comissão de Ética da UFTM vence concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2025, 15h28
imagem sem descrição.

A Comissão de Ética da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) conquistou o primeiro lugar no X Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética realizado no ano de 2024 com projeto "Ética em Cena". O concurso é realizado pela Comissão de Ética Pública (CEP), órgão máximo do sistema de gestão da ética pública do poder executivo. O projeto vencedor é uma série de esquetes cômicos que retratam dispositivos normativos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com a premiação, as práticas adotadas pela Comissão de Ética da UFTM se tornam exemplos para o sistema de gestão da ética do Poder Executivo Federal. 

A presidente da Comissão de Ética da UFTM, Aparecida Rosário de Oliveira Silva, destacou a importância do prêmio para a Comissão. “Ser reconhecida pela CEP atesta o cumprimento do papel educador da Comissão de Ética da UFTM. Isso fortalece nosso propósito de formar cidadãos éticos e comprometidos com o bem público”, afirmou a presidente.


Cena de episódio da série de esquetes "Ética em Cena" - atriz: Janete Bartonelli.

Promovido anualmente pela Comissão de Ética Pública, o Concurso de Boas Práticas busca promover a difusão e o intercâmbio de práticas de gestão e educação para a ética, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelas Comissões de Ética setoriais integrantes do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal, bem como reconhecer seu papel educador. A CEP, criada em 1999, é responsável por coordenar o sistema de gestão da ética no âmbito do Poder Executivo Federal, atuando na promoção de condutas alinhadas aos princípios da administração pública e promovendo eventos.

A competição é dividida em duas categorias, A e B, sendo a categoria A voltada a órgãos da administração direta, autarquias, fundações públicas e instituições de ensino e a categoria B indicada para empresas públicas e sociedades de economia mista.

A UFTM concorreu na Categoria A, concorrendo com dezenas de instituições de todo o país com o projeto “Ética em Cena”, que foi uma série de esquetes em vídeo, veiculadas na rede social Instagram, nas quais foram retratadas situações cômicas, com finalidade de conscientizar agentes públicos sobre o conteúdo do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

O projeto “Ética em Cena” foi uma produção em conjunto entre a Comissão de Ética da UFTM e o Centro Cultural da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM. A série compõe-se com dez esquetes em vídeos de aproximadamente um minuto, em que são abordadas situações fictícias exemplificando condutas inapropriadas agentes públicos. As personagem são interpretadas pela atriz Janete Bartonelli e o ator Anderson Galvão. Os esquetes foram produzidos pelo servidor Fábio Garcia e editados pelo servidor Raphael Arduini, os textos e a idealização das cenas foram feitos pela Comissão de Ética sob a presidência da Profa. Selma Dovichi e Prof. Paulo Marfil. 

A cerimônia de premiação do concurso ocorrerá em Brasília no mês de maio e contará com a presença do poder executivo federal. Além do troféu, a Comissão de Ética da UFTM receberá um certificado e terá seu projeto apresentado na cerimônia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página