Festival da Paz – Chico Xavier começa dia 2 de abril
O primeiro Festival da Paz – Chico Xavier de Uberaba será realizado gratuitamente nos dias 2 e 5 de abril de 2025, no Memorial Chico Xavier. Já estão abertas as inscrições para várias atividades propostas na semana que Uberaba comemora a data de nascimento do destacado médium espírita, 2 de abril.
O Festival é uma realização da Associação Geoparque de Uberaba e da Fundação Cultura da Prefeitura Municipal de Uberaba e conta com apoio da UFTM, Associação Municipal Espírita (AME), Memorial Chico Xavier, Arquitetos Urbanistas Reunidos e Associados (AUREA), Casa da Prece e Comunhão Espírita.
O evento
A proposta é promover um evento acadêmico, cultural e artístico que celebre a educação para a paz na personificação dos trabalhos de ação humanitária realizadas por Chico Xavier. Serão promovidas uma série de atividades que incluem palestras de diversos temas que tratam da relação entre ciência e espiritismo, além de apresentações musicais, danças, exibições de arte, espetáculos teatrais, gastronomia, feira de livros, visitas guiadas e outros tipos de entretenimento.
A abertura do evento será na data de aniversário de Chico Xavier, dia 2 de abril, às 19 horas, no Memorial Chico Xavier. Estão previstas a apresentação do projeto do futuro Museu Casa do Chico, roda de conversa com amigos do médium e a apresentação da Orquestra Municipal de Uberaba.
No dia 5 de abril, data de encerramento do Festival, a programação inicia às 8 horas, com diversas atividades no Memorial Chico Xavier e em sua proximidade. Haverá um passeio turístico a pé, uma sessão de Yoga, apresentação do documentário “Chico Xavier – suas pegadas em Uberaba”, apresentações culturais de teatro, música, feira de livro e artesanato, praça de alimentação e um ciclo de palestras no período da tarde. Algumas das atividades, o interessado deverá se inscrever por motivo de limitação de público.
Para acompanhar a programação completa e obter mais informações, acesse as páginas do Festival nas redes sociais:
- Instagram: @festivaldapazchicoxavieroficial
- Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61574217261590
Chico Xavier e o Geoparque
Chico Xavier (Francisco Cândido Xavier) foi um dos mais influentes médiuns e figuras religiosas do Brasil. Nascido em 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, e falecido em 30 de junho de 2002, em Uberaba, ele é amplamente conhecido por seu trabalho no espiritismo, particularmente na psicografia, ou seja, a escrita mediúnica.
Ao longo de sua vida, Chico Xavier escreveu mais de 450 livros, que ele dizia serem ditados por espíritos desencarnados. Suas obras abordam temas como a vida após a morte, reencarnação, evolução espiritual e a caridade, um princípio central da doutrina espírita. Ele não reivindicava a autoria dessas obras, alegando que todo o dinheiro arrecadado com as vendas dos livros deveria ser destinado a instituições de caridade.
Chico Xavier ganhou grande reconhecimento por sua humildade, generosidade e dedicação ao próximo. Ele era conhecido por sua vida simples, seu trabalho assistencial em hospitais e obras sociais e seu compromisso com os mais necessitados. Chico Xavier tornou-se um símbolo de fé, caridade e espiritualidade no Brasil e em vários países onde o espiritismo tem seguidores. Sua imagem permanece forte até hoje, especialmente entre aqueles que acreditam na comunicação entre os vivos e os mortos e na doutrina espírita.
Uberaba em 27 de março de 2024 recebe o título de Geoparque Mundial da Unesco, o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, que tem em seus elementos formadores os dinossauros, o gado Zebu e Chico Xavier. Chico Xavier tem uma forte conexão com a cidade de Uberaba, onde viveu por muitos anos e se tornou uma figura de grande relevância espiritual e cultural. No contexto do Geoparque Uberaba, ele representa um importante elemento cultural e histórico, complementando a dimensão geológica e paleontológica da região com seu legado espiritual e humanitário.
Embora o foco principal do Geoparque seja a preservação do patrimônio geológico e paleontológico, a inclusão de figuras históricas e culturais como Chico Xavier amplia a compreensão da riqueza da região. Sua imagem como um líder espiritual e sua influência na cidade são considerados parte do patrimônio imaterial de Uberaba, fazendo com que ele também seja visto como uma figura de destaque dentro da narrativa do Geoparque.
Sua presença em Uberaba atraiu muitos visitantes, tanto seguidores do espiritismo quanto pessoas interessadas em sua vida e obra. Isso faz com que o legado de Chico Xavier seja um ponto de interesse cultural que contribui para o turismo e a história local. Ainda nos dias de hoje, de acordo com a Diretoria de Turismo e Eventos de Uberaba, 60% dos visitantes, sendo de outras cidades, estados e até países, são atraídos à Uberaba por causa de Chico Xavier, sendo seu túmulo o local mais visitado.
Assim, no Geoparque Uberaba, Chico Xavier simboliza o entrelaçamento da história natural com a história cultural e espiritual da região, reforçando a importância de Uberaba não apenas como um lugar de descobertas paleontológicas, mas também como um centro de espiritualidade e humanitarismo.
Dessa forma, buscando fortalecer, amplificar e consolidar a identidade de Chico Xavier em Uberaba, assim como tornar o município referência nacional e internacional desse homem que encarnou a doutrina espírita kardecista, essencialmente a caridade, através da realização do Festival da Paz que leva seu nome. Essa é uma proposta para materializar na cidade os aspectos da vida do Chico, um caminho para manter viva e pujante a lembrança de quem ele foi e suas contribuições para o município de Uberaba.
Fonte: Associação Geoparque de Uberaba
Arte: Organização do Festival da Paz - Chico Xavier
Redes Sociais