Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor do ICENE publica artigo sobre alfabetização científica em jardim botânico da Espanha
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Professor do ICENE publica artigo sobre alfabetização científica em jardim botânico da Espanha

Publicado: Segunda, 24 de Março de 2025, 08h49

O professor Daniel Ovigli, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE/UFTM, teve seu artigo "Indicadores del proceso de alfabetización científica en el ámbito de la educación ambiental: el caso de Jardín Botánico Canario ‘Viera y Clavijo’" publicado no periódico Journal of Science Communication América Latina.

O estudo foi realizado durante seu estágio pós-doutoral de curta duração, em fevereiro de 2024, na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha, em parceria com os professores Ezequiel Guerra de la Torre, do Departamento de Geografia da ULPGC, e Beatriz Andreu-Mediero, da Facultad de Ciencias de la Educación.

 

A lagoa do Jardín Botánico Canario
A lagoa do Jardín Botánico Canario "Viera y Clavijo" (Foto: Autores do artigo publicado)

 

A pesquisa investiga se as exposições no Jardín Botánico Canario "Viera y Clavijo" (JBCVC), localizado em Gran Canaria, contribuem para a alfabetização científica de seus visitantes por meio da educação não formal. Para isso, foi utilizada a ferramenta metodológica de Marandino et al. (2018), que avalia a presença de quatro indicadores: ✔ Científico ✔ Interação ✔ Social ✔ Institucional.

Sinalização do
Sinalização do "Monteverde" e panorama do espaço. (Foto: Autores do artigo publicado)

 

De acordo com Daniel, “os resultados do estudo mostram que as exposições do JBCVC estão predominantemente focadas no indicador científico, com menor presença dos aspectos institucionais, sociais e afetivos/estéticos”. Com base nos achados, os autores propõem recomendações para aprimorar as estratégias de educação ambiental no espaço, ampliando seu impacto na alfabetização científica dos visitantes.

“Essa publicação reforça a importância dos jardins botânicos como espaços educativos, destacando seu papel na educação não formal e na popularização da ciência. Além disso, evidencia o valor da cooperação acadêmica internacional na produção de conhecimento científico”, concluiu o professor da UFTM.

 Acesse o artigo publicado: https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0801_2025_A02/

 

 

Fim do conteúdo da página