Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de competição tecnológica Zebu Baja UFTM participa da 30ª competição BAJA SAE BRASIL – etapa nacional
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Projeto de competição tecnológica Zebu Baja UFTM participa da 30ª competição BAJA SAE BRASIL – etapa nacional

Publicado: Terça, 25 de Março de 2025, 09h22

A equipe Zebu Baja da UFTM representará mais uma vez a Instituição na 30ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL – ETAPA NACIONAL, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de março, na cidade de São José dos Campos/SP. O projeto de extensão Zebu Baja representa a UFTM desde 2012 em competições tecnológicas nacionais. Atualmente o grupo é formado por 25 discentes das engenharias, sendo que já passaram pela equipe mais de 350 discentes.

Protótipo Zebu Baja na Competição de 2024
Protótipo Zebu Baja na Competição de 2024

 

A Competição

A previsão é que participarão da 30ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL – ETAPA NACIONAL 60 equipes de universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Serão 5 dias de competição, onde as os competidores serão testados até o limite. As principais etapas são: segurança técnica, apresentação de projetos, dinâmicas, super prime e enduro.

A segurança técnica é composta pela ICTS (Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança) e pela APD (Avaliação de Projeto Dinâmico). Nesta etapa é realizada a verificação e validação dos requisitos estabelecidos no Regulamento Administrativo e Técnico da competição. Caso o veículo apresente alguma inconformidade, a equipe tem um tempo para realização das correções e nova apresentação, e somente após a aprovação em todos os quesitos, é que o veículo poderá continuar na competição.

A apresentação de projetos teve início em janeiro de 2025 com o envio do relatório técnico do veículo desenvolvido para avaliação do comitê técnico, e durante a competição os projetos de cada setor de desenvolvimento, serão apresentados pelos discentes para uma banca de juízes.

Com a aprovação na primeira etapa, o veículo poderá participar das dinâmicas, que consiste nas provas de Aceleração, Velocidade, Frenagem, Tração, Manobrabilidade e Suspensão. 

A prova de Super Prime consiste em disputas sucessivas realizadas em pares, os protótipos bajas percorrem um mesmo trajeto, sendo o vencedor o primeiro a terminar a disputa. Por meio de chaveamento, quem vencer continua na disputa, até a final.

A última etapa é o enduro, que acontece no último dia. Os veículos competem em um circuito fechado cheio de obstáculos como poça de lama, troncos, buracos, pedras, etc. A duração é de quatro horas e o vencedor será o baja que completar o maior número de voltas.

Zebu Baja na competição de 2024
Zebu Baja na competição de 2024

 

“O recurso financeiro influencia diretamente nos resultados, pois muitas partes dos veículos tem um custo muito elevado. No nosso caso, o recurso financeiro não é suficiente para investir como achamos necessário no protótipo, acabamos utilizando peças antigas ou de qualidade inferior, deixando mais pesado e com maior risco de quebrar durante as competições. Porém, para esta competição, foi adquirido um motor novo (projeto FAPEMIG APQ-00731-19 - Santos Dumont) e também um tanque de combustível de alumínio. Com estes novos dispositivos, o veículo terá maior força e aumentará a capacidade de armazenamento de combustível. Características que melhoram significativamente o desempenho do veículo. Também contamos com o apoio da reitoria da UFTM. A expectativa é muito grande, porém os desafios também são maiores”, comentou o professor Marcos Shimano, coordenador do projeto de extensão.

Esta será a última competição do protótipo Z08, pois o regulamento da competição permite a participação do mesmo protótipo somente por 2 anos. “Portanto, após o retorno desta competição, iremos iniciar a construção de um novo protótipo que será denominado Z09-Nelore. Vamos manter o sistema de 4x4 para este novo protótipo, mas iremos alterar o projeto de várias peças para reduzir a massa total do veículo”, concluiu Shimano.

 

A equipe 

Equipe Zebu Baja na competição de 2024
Equipe Zebu Baja na competição de 2024


O capitão atual continua sendo o discente Gabriel Christopher Caetano Tenorio da Silva e os pilotos são os alunos Murilo Ceciliato Perão e Victor Hugo Lemos Magalhães. Todos participaram da última competição que ocorreu em setembro de 2024 na cidade de São João Del Rei / MG onde a equipe conquistou três troféus e o terceiro lugar no “Desafio 4x4”, que consiste em passar por várias barreiras no menor tempo possível, e somente os veículos 4x4 puderam participar deste desafio. O segundo lugar foi na “Apresentação de Projeto Dinâmico”, que consiste em apresentar todo o projeto para um juiz que posteriormente faz o teste pilotando o carro. E foi campeã na prova de “Cabo de Guerra”, onde os carros se enfrentam um puxando o outro, ou seja, conseguiu puxar (ser mais forte) todos os veículos que estavam na competição.

 

Imagens: projeto Zebu Baja/UFTM

 

Fim do conteúdo da página