III Seminário Socioambiental Angola-Brasil: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde prorroga inscrições para submissão de trabalhos
O III SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE é uma iniciativa de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU. Nessa terceira edição, que ocorrerá no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Sumbe – Cuanza Sul, Angola), farão parte da equipe as seguintes instituições brasileiras: UTFPR, UEMS, USP, UFTM, UFBA, IFRJ em parceria com IES angolanas: Universidade do Namibe (UNINBE), Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED) e Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).
O tema deste ano é a "Cooperação Internacional para o enfrentamento às emergências socioambientais por meio da extensão universitária."
A proposta tem origem nas interlocuções em rede nas quais têm sido formuladas estratégias para desenvolver ações de extensão que promovam a formação inicial e continuada de professores, profissionais da saúde, meio ambiente, educação e áreas tecnológicas e correlatas com o objetivo de possibilitar a construção de territórios sustentáveis para o enfrentamento às mudanças climáticas.
O objetivo do evento é reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as universidades envolvidas e a proposição de pesquisas conjuntas acerca das questões socioambientais e o enfrentamento às mudanças climáticas.
O Seminário é destinado a professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Engenharia, Tecnologia e Saúde. Além de representantes da Comunidade em geral, como: associações, pequenos produtores, empresas, moradores envolvidos em ações socioambientais na região.
O evento será inteiramente presencial, no campus da ISCED-Sumbe, na cidade do Sumbe, Cuanza Sul, Angola. A participação como comunicador e ouvinte no seminário será mediante inscrição prévia no site do evento.
A inscrição no evento ocorrerá via online por meio do site oficial do evento e a submissão de trabalhos para apresentação de comunicações, nos distintos eixos, será realizada via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
A inscrição para apresentação de comunicações será realizada via online por meio do preenchimento do formulário. Quaisquer dúvidas sobre a submissão de trabalhos serão esclarecidas pelo e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Serão aceitos para apresentação e publicação nos anais do evento artigos científicos, relatos de experiência e resumos simples.
O prazo para as submissões foi prorrogado até o dia 30 de abril de 2025.
Os interessados poderão submeter trabalhos obedecendo aos seguintes eixos:
Eixo I: Meio Ambiente e Educação
Eixo II: Meio Ambiente e Saúde
Eixo III: Meio Ambiente e Formação de Professores
Eixo IV: Meio Ambiente e Linguagem
Eixo V: Meio Ambiente e Tecnologia/Engenharias
Os trabalhos deverão ser escritos em template próprio, conforme modelos disponíveis aqui. Cada autor poderá enviar até dois trabalhos. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados de forma oral.
O escopo das apresentações é sedimentar conhecimento sobre o tema e consolidar parcerias em propostas de extensão universitária, pesquisas e práticas educativas que passem a ocorrer de forma continuada na promoção de práticas socioambientais nos territórios, além de construir coletivos educadores em cooperação internacional para o enfrentamento às mudanças climáticas.
Para mais informações, acesse a página do evento.
(Fonte)
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
Redes Sociais