Realizada última etapa do processo de Recredenciamento Institucional
Portaria do MEC trará a nota obtida pela UFTM no recredenciamento
Visita da Comissão Externa de Avaliação do INEP à UFTM. Foto: Francinalva Alves
Entre os dias 24 e 26 de março aconteceu a última etapa do processo de Recredenciamento Institucional da UFTM, o qual foi instaurado em 2022. Neste momento do processo avaliativo aconteceu a visita in loco da Comissão Externa de Avaliação do INEP à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que aconteceu de forma remota.
O processo de recredenciamento é necessário a toda Instituição de Ensino Superior do país, o qual avalia as condições de ensino, pesquisa e extensão; a infraestrutura física, tecnológica e de acessibilidade; as políticas de gestão e acadêmicas e, também, a qualificação do corpo docente. O processo atual de recredenciamento foi iniciado ainda na gestão passada. “É importante destacar que o Recredenciamento Institucional avalia a universidade como um todo”, salientou Esdras Viggiano.
O processo de avaliação inclui o preenchimento de um formulário composto por 5 eixos avaliativos - Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
A comunidade acadêmica participou do recredenciamento por meio de representantes das categorias docente, discente e técnico administrativo. A Comissão Própria de Avaliação da UFTM, responsável pela autoavaliação da instituição, juntamente com os representantes dos docentes, discentes e técnicos-administrativos, se reuniram com a Comissão Externa de Avaliação do INEP para que fossem confrontados os documentos apresentados pela UFTM com a sensação e a opinião dos representantes das categorias presentes no processo avaliativo.
Grupo de Trabalho
Para o trabalho de Recredenciamento Institucional foi criado um Grupo de Trabalho Multissetorial na universidade, responsável por coordenar as ações necessárias para que a avaliação pelo MEC ocorresse da melhor forma possível. O grupo teve a coordenação-geral do professor Esdras Viggiano.
A Técnica em Assuntos Educacionais, Priscila Pirini, ocupa a função de Procuradora Educacional Institucional, sendo responsável por organizar, enviar e subsidiar o MEC com todos os documentos solicitados. Vale ressaltar que as atividades realizadas pela função de Procuradora Educacional Institucional é um ato contínuo, não se restringindo à época do recredenciamento.
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Julio Cesar Gonçalves, apresenta relatórios. Foto: Francinalva Alves
Avaliação decenal
O ato de recredenciamento acontece a cada 10 anos, o qual é responsável por renovar a autorização de funcionamento da universidade e avaliar a qualidade da mesma. A última portaria publicada pelo Ministério da Educação sobre o recredenciamento institucional da UFTM aconteceu em 2012. O conceito institucional atribuído às universidades varia de 1 a 5. Na ocasião, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro alcançou o conceito 3.
De 2012 a 2025 aconteceram melhorias significativas na universidade. Segundo o professor Esdras Viggiano, é importante destacar a instalação do campus Univerde e do campus Iturama.
(Gustavo Miranda)
Redes Sociais