Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de Extensão conclui primeiro relatório sobre segurança no trânsito de Uberaba
Início do conteúdo da página
Engenharia Civil

Projeto de Extensão conclui primeiro relatório sobre segurança no trânsito de Uberaba

Publicado: Sábado, 29 de Março de 2025, 15h36

 

No início de 2025 foi lançado o primeiro relatório de segurança viária da cidade de Uberaba-MG. O relatório é o produto final do projeto de extensão “Observatório de Segurança viária de Uberaba – Relatório de Segurança Viária 2021”, que contou com a participação das discentes do curso de Engenharia Civil Analice Silva Evangelista, Brenda Queiroz Sverzut, Sthefany Da Silva Ribeiro Pacheco e Vitória Regina Gonçalves de Souza, orientadas pelo técnico do Laboratório Engenheiro Civil Ricardo Fonseca de Oliveira e pelo docente Cássio Leandro do Carmo.

 

Avenida Santos Dumont
(Foto: Cássio Leandro do Carmo)


O estudo é inspirado em trabalhos realizados anualmente pelas prefeituras de Fortaleza, de Recife e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e contém informações referentes aos sinistros de trânsito graves e fatais ocorridos em Uberaba no ano de 2021, a partir de dados fornecidos pela Polícia Civil do estado de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde (dataSUS). Relatórios de segurança viária visam verificar desempenhos, construir tendências e propor metas baseadas em ações de engenharia e educação no trânsito, buscando a construção de uma cultura de segurança viária.

 

Avenida Leopoldino de Oliveira
(Foto: Cássio Leandro do Carmo)


De 2011 a 2021 o trânsito de Uberaba provocou 770 vítimas fatais, de acordo com o dataSUS. Para o ano de 2021, além da grande ocorrência de sinistros graves na avenida Leopoldino de Oliveira, o trabalho identificou outros pontos críticos, como por exemplo nas avenidas Santos Dumont e Edilson Lamartine Mendes. A ideia é que os próximos relatórios sejam elaborados em parceria com as entidades públicas e englobem toda a década de 2021-2030, que faz parte da Segunda Década pela Segurança no Trânsito proposta pela Organização das Nações Unidas.


Para acessar o estudo, clique no link: https://shorturl.at/gWzcN.

registrado em:
Assunto(s): Engenharia Civil
Fim do conteúdo da página