Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fundação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro completa 72 anos
Início do conteúdo da página
Medicna

Fundação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro completa 72 anos

Publicado: Domingo, 27 de Abril de 2025, 00h00

A história da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) teve início em 27 de abril de 1953, com a fundação da então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM). No ano seguinte, a instituição recebeu autorização para funcionamento, em 8 de março de 1954, concedida pelo Conselho Nacional de Educação e ratificada pelo Decreto Governamental nº 35.249, de 24 de março de 1954. O curso de Medicina foi oficialmente reconhecido em 26 de dezembro de 1959, por meio do Decreto nº 47.496, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 27 de janeiro de 1960.

A federalização da instituição ocorreu em 18 de dezembro de 1960, com a sanção da Lei nº 3.856, publicada no DOU três dias depois. Anos mais tarde, em 29 de julho de 2005, a FMTM conquistou um novo patamar, transformando-se em Universidade Federal do Triângulo Mineiro, oficializada pela Lei nº 11.152, publicada em 1º de agosto do mesmo ano. Neste ano de 2025, a UFTM celebra 20 anos como universidade federal. Em 2015, a expansão institucional seguiu com a criação do Campus Universitário de Iturama, que completa agora 10 anos de existência — uma trajetória marcada por uma rica bagagem histórica e crescimento contínuo.

Essas conquistas foram impulsionadas pela visão e empenho dos fundadores, médicos e professores como Lauro Savastano Fontoura, Hélio Angotti, Alfredo Sabino de Freitas, Mário de Ascenção Palmério, João Henrique Sampaio Vieira da Silva, Mozart Furtado Nunes, Antônio Sabino de Freitas Júnior, José Soares Bilharinho, Jorge Henrique Marquez Furtado, Carlos Smith, Jorge Abrão Azôr, José de Paiva Abreu, Allyrio Furtado Nunes, Paulo Pontes, Hélio Luiz da Costa, Randolfo Borges Júnior, Odon Tormin e Fausto da Cunha Oliveira.

Para saber mais sobre a história da FMTM e sua trajetória de criação, acesse o e-book gratuito "A Criação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: primeiros anos (1953-1960)", de autoria de Sonia Maria Gomes Lopes. A obra, baseada na dissertação de mestrado da autora, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contribui para a reflexão sobre o processo de fundação da FMTM em 1953, em Uberaba-MG. A pesquisa destaca a importância histórica da faculdade, que foi a primeira do gênero na região e a segunda no interior de Minas Gerais. Este trabalho também é uma valiosa iniciativa de valorização da memória histórico-educativa local. O e-book está disponível gratuitamente aqui.

 

Fim do conteúdo da página