Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Livro lançado na UFTM destaca experiências do Tempo-Comunidade na Licenciatura em Educação do Campo
Início do conteúdo da página
Publicação

Livro lançado na UFTM destaca experiências do Tempo-Comunidade na Licenciatura em Educação do Campo

Publicado: Quarta, 23 de Julho de 2025, 12h33

 


No dia 18 de julho foi lançado o livro Diálogos a partir do Tempo-Comunidade na LECampo/UFTM: semeando experiências e reflexões. Organizado pelos professores Tânia Halley Oliveira Pinto e Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, a obra apresenta experiências formativas e investigativas no âmbito do componente Tempo-Comunidade, parte essencial da Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Inserido na proposta político-pedagógica da pedagogia da alternância, o Tempo-Comunidade constitui uma dimensão fundamental da formação na LECampo, articulando saberes acadêmicos aos conhecimentos construídos nos territórios camponeses. De acordo com o professor Daniel Ovgli, a pedagogia da alternância é uma "abordagem educativa voltada especialmente para contextos do campo, que articula tempos de formação na universidade (ou instituição educativa) chamado Tempo-Escola, com tempos de vivência e aprendizagem na comunidade, no trabalho e na vida cotidiana dos estudantes, denominado Tempo-Comunidade. Nessa perspectiva, o processo formativo valoriza os saberes locais e as experiências dos educandos, promovendo a integração entre teoria e prática, além de fortalecer a autonomia, o protagonismo e o vínculo entre educação e realidade social. Dessa forma, valoriza-se as práticas locais, as experiências socioculturais e as dinâmicas produtivas vivenciadas pelos sujeitos do campo."

A coletânea reúne estabelece um panorama representativo da diversidade de abordagens possíveis na formação de educadoras e educadores do campo. Os textos apresentam distintos recortes temáticos, metodológicos e territoriais.  A obra visa fortalecer uma educação no, do e para o campo, ancorada nas realidades, nos desafios e nas potencialidades das comunidades camponesas. Mais do que registrar as ações desenvolvidas nos territórios, o livro convida à reflexão crítica sobre os caminhos possíveis e desejáveis para a formação docente voltada à transformação social.

O livro reafirma a centralidade do diálogo entre universidade e comunidades na construção de uma educação do campo fundamentada na escuta, na pesquisa e no compromisso ético-político com os povos do campo. "Mais que um registro acadêmico, o livro é a expressão do diálogo entre práticas educativas, territórios e pessoas do campo, reafirmando a potência da formação docente na LECampo/UFTM", destaca Tânia Pinto e Daniel Ovigli.

O lançamento do livro reafirma o papel da UFTM na promoção de uma educação pública comprometida com a justiça social e com os direitos das populações do campo, reconhecendo a relevância da Licenciatura em Educação do Campo como política pública de formação superior.

registrado em:
Assunto(s): Publicação
Fim do conteúdo da página