Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos da UFTM apresentam proposta de linha turística para Uberaba
Início do conteúdo da página
linha turística para Uberaba

Alunos da UFTM apresentam proposta de linha turística para Uberaba

Publicado: Terça, 05 de Agosto de 2025, 12h22


Na última sexta-feira, 1º de agosto, alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) apresentaram à  Prefeitura de Uberaba o projeto de criar uma linha de ônibus turística integrada ao sistema de transporte coletivo urbano,  voltada aos espaços e atrativos do Geoparque Uberaba. A proposta do projeto "Linha turística para o Geoparque Uberaba" busca conectar pontos turísticos e culturais da cidade, utilizando trajetos e terminais já existentes, promovendo uma solução viável, inclusiva e sustentável para o fomento do turismo local.

Coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE), Cássio Leandro do Carmo, o projeto propõe um percurso de aproximadamente 25 km de extensão, abrangendo 11 pontos de interesse. Dentre os eles estão o Memorial Chico Xavier, o Mercado Municipal, o Museu de Arte Sacra, a Praça da Abadia e o Parque Fernando Costa (ABCZ). O percurso poderá ser realizado, em uma velocidade média 25 km/h, em 59minutos , com 12 paradas nas estações de ônibus. De acordo com Cássio do Carmo, "a proposta alia conhecimento técnico, inclusão social e valorização do patrimônio histórico e cultural de Uberaba."



A iniciativa tem coordenação adjunta da professora Viviani Antunes Gomes Rodrigues, e participação da técnica administrativa Gyzah Amui Barros Pereira, ambas da UFTM.  Também integram o projeto os alunos Mariana Reche Emílio, Guilherme Ribeiro Nogueira, Sofia Albuquerck da Silva Ferreira e Laura Gerardi Canesin, os quais atuaram desde a definição dos critérios de escolha dos locais até a elaboração das rotas, com foco na lógica turística e na viabilidade urbana.

Participaram da apresentação do projeto, representando a Prefeitura de Uberaba, a secretária de Planejamento Urbano, Isabella Soares Nascimento, a diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio, a chefe de Geoprocessamento e Arquivo Técnico da SEPLAN, Leonara Pereira, e a superintendente de Transporte, Daniela Rocha Arantes. O debate sobre precificação do bilhete turístico, viabilidade operacional e a sugestão de uma rota alternativa que complemente a proposta apresentada, também foram temas do encontro. A interação com os setores responsáveis abriu espaço para ajustes e melhorias, reforçando o caráter coletivo e colaborativo do projeto.

O projeto representa o início de um movimento mais amplo que coloca o turismo, a mobilidade urbana e a educação em diálogo permanente. A expectativa é que novas iniciativas surjam, ampliando as possibilidades de atuação acadêmica e institucional no território. A futura Linha Turística reafirma o compromisso da UFTM com o projeto Geoparque Uberaba por meio da valorização da identidade local, acessibilidade, inovação e fortalecimento das vivências culturais na cidade.

 

registrado em:
Assunto(s): Empresas Juniores
Fim do conteúdo da página