Dia E no HC-UFTM: 694 atendimentos especializados foram realizados neste sábado (13)
365 consultas, 91 cirurgias e 238 procedimentos ambulatoriais e exames foram realizados no HC-UFTM
Foram realizadas 365 consultas especializadas nas áreas de Cardiologia, Ortopedia, Marcapasso, Enfermagem, Urologia, Nefrologia, Mastologia, Ginecologia e Oftalmologia Pediátrica. Somados a 91 procedimentos cirúrgicos, contemplando cirurgias de reconstrução mamária, catarata, hérnia, varizes, quimioembolização, curetagem, mastectomia, postectomia e pequenas cirurgias. Além disso, foram realizados 238 procedimentos ambulatoriais e exames, incluindo arteriografia, angioplastia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, ultrassonografia, procedimentos em coloproctologia, MAPA e raio-X.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Seguindo a tendência nacional, o número é maior que o dobro do último Dia E realizado esse ano no HC-UFTM, em 05 de julho. Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos.
A ação mobilizou toda a instituição. Rodrigo Molina, gerente administrativo do HC-UFTM, destacou o papel dos Hospitais Universitários Federais no fortalecimento do SUS. “Os mais de 600 atendimentos realizados no HC-UFTM, incluindo cirurgias, exames e consultas vão acelerar muito o andamento da nossa fila de pacientes aguardando. Além desse, temos mais um mutirão programado para o Dia das Crianças e mais um Dia E – Ebserh em Ação programado para dezembro desse ano”. Em dezembro, o mutirão acontecerá no mês de aniversário dos 14 anos da Rede Ebserh.
O chefe do serviço da Diretoria de Atenção à Saúde da Rede Ebserh esteve presente no mutirão do HC-UFTM e destacou o papel dos profissionais e estudantes envolvidos no mutirão. “É um dia que todo mundo está envolvido nesse mutirão para garantir dignidade para as pessoas que estão esperando procedimentos, consultas, cirurgias, garantindo acesso à qualidade das pessoas, mudando a vida das pessoas. Eu queria agradecer aqui todo o envolvimento das pessoas aqui no hospital, das trabalhadoras, trabalhadores que estão muito mobilizados. Eu andei todo o hospital hoje, conversei com pacientes que estão aqui também e vi todo mundo envolvido com essa ação. É muito bonito de ver! É um esforço muito grande no sentido de garantir esse acesso. Eu também tive contato com os estudantes e residentes aqui, e todos estão numa mesma vibração, com o mesmo objetivo, que é garantir esse acesso à qualidade das pessoas e dos cidadãos e cidadãos daqui de Uberaba. Então é uma satisfação e eu agradeço a todos e todas envolvidas”, pontuou.
“Esses mutirões são importantes, tanto para acelerar o atendimento da população naquilo que ela demanda do nosso HC, mas também para criar oportunidades de ensino, em que tantos residentes e muitos alunos de graduação podem participar de um conjunto de atendimentos, olhar para a população, compreendê-la nos seus aspectos de humanidade, de formação, que são hoje, para mim, pontos fundamentais quando a gente pensa a atividade fim do hospital escola”, salientou Marinalva Vieira Barbosa, reitora da UFTM.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Redes Sociais