Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor Thiago Marinho da UFTM é eleito para Conselho da Rede Global de Geoparques
Início do conteúdo da página
Geoparque

Professor Thiago Marinho da UFTM é eleito para Conselho da Rede Global de Geoparques

Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2025, 10h13

 

O professor e paleontólogo Thiago Marinho foi eleito para o Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques. A eleição aconteceu no dia 10 de setembro, na 11ª Conferência Internacional de Geoparques da UNESCO, realizada no Chile. Thiago foi eleito enquanto representante da América Latina e Caribe.

A Rede é uma associação em suporte ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO (International Geosciences and Geoparks Programme, UNESCO). O objetivo é estabelecer boas práticas e garantir a qualidade e padrões entre os geoparques. O Conselho Executivo é responsável pela gestão e planejamento estratégico. Atualmente 229 geoparques, localizados em 50 países, integram a Rede. Todos os geoparques associados e os membros individuais presentes na assembleia, tiveram direito a voto. 

 Para o professor da UFTM,  "é uma honra e responsabilidade representar a América Latina neste importante conselho. É uma forma de estabelecer diálogo direto com profissionais reconhecidos internacionalmente e de participar ativamente das decisões estratégicas de curto, médio e longo prazo para a Rede."

 Em 2024, o Geoparque Uberaba passou a integrar a Rede Global de Geoparques da UNESCO. "O envolvimento da equipe, instituições, parceiros e comunidade contribuem para maior visibilidade ao território uberabense. Assim, promove a geodiversidade, a história, a cultura e as boas práticas na gestão sustentável do Geoparque Uberaba", salienta o paleontólogo Thiago Marinho.

Participar da Rede pode contribuir para novas parcerias e oportunidades dentro do escopo dos objetivos da associação. O trabalho em rede é benéfico ao Geoparque uberabense no seguimento acadêmico, educacional e no desenvolvimento econômico sustentável. "Dessa maneira, participar da Rede Global de Geoparques UNESCO, impacta positivamente a comunidade do município Uberaba", destaca Marinho.  

 
(Gustavo Ferreira)

 

registrado em:
Assunto(s): Geoparque
Fim do conteúdo da página