Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM realiza VI Festival de Dança com seminários e apresentações artísticas no dia 2 de dezembro
Início do conteúdo da página
Cultura

UFTM realiza VI Festival de Dança com seminários e apresentações artísticas no dia 2 de dezembro

Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2025, 08h27

 

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove no dia 2 de dezembro, no Auditório Turmalina, a sexta edição do Festival de Dança da UFTM: Do Popular ao Contemporâneo. A iniciativa reúne atividades formativas e apresentações artísticas que evidenciam a dança como prática educativa, expressão cultural e elemento de integração social.

Organizado pelos estudantes dos componentes curriculares Fundamentos da Dança e Processos Criativos, em parceria com o Centro Cultural da UFTM e os programas de extensão “Dançando na UFTM” e “Agita Campus”, o evento é coordenado pela professora Nilza Coqueiro Pires de Sousa, do curso de Educação Física.

A entrada é gratuita para a comunidade interna e externa. O público é convidado a contribuir de forma voluntária com 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que serão destinados a ações sociais. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade com atividades culturais aliadas à responsabilidade comunitária.

Atividades acadêmicas abrem a programação

A partir das 16 horas, serão apresentados os seminários Dança, Saúde e Autonomia, produzidos por acadêmicos do curso de bacharelado em Educação Física, no âmbito do componente curricular Saúde e Sociedade, sob orientação do professor Ailton S. Aragão. Os trabalhos abordam relatos, entrevistas e experiências que evidenciam os impactos da dança no bem-estar físico, emocional e social de seus praticantes.

Apresentações artísticas reúnem diversidade de estilos

À noite, às 20 horas, o Festival apresenta 18 coreografias que percorrem diferentes linguagens da dança como balé, jazz, dança indígena, dança cigana, contemporâneo, K-pop e tango. As apresentações reúnem estudantes e convidados, com vista à diversidade estética e cultural presente na formação universitária.

Para emissão de certificado de participação e registro de AACC, é necessária inscrição prévia pelo link:

https://forms.gle/UAE13svmpUorMmj57

Mais informações: professora Nilza Coqueiro Pires de Sousa – Curso de Educação Física/UFTM (14) 99773-5133

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instagram: @festivaldedanca_uftm e @ccultuftm

 

Fotos: Arquivo do Festival de Dança em 2024

 

Fim do conteúdo da página