VI Festival de Dança da UFTM promove arte, cultura e integração no encerramento do semestre letivo
Foto: Lavinia Ferreira Lopes
A programação incluiu seminários acadêmicos do 1⁰ período de Educação Física. Os discentes participaram das atividades de diferentes estilos, práticas corporais e artísticas. O resultado da relação entre Dança e Saúde foi apresentado no período da tarde. O professor Ailton de Souza Aragão, em colaboração com a Professora Rosimár Alves Querino, ambos do Departamento de Saúde Coletiva, coordenaram os seminários do componente curricular “Saúde e Sociedade”. À noite foram realizadas apresentações coreográficas , envolvendo diferentes estilos, faixas etárias e grupos da cidade de Uberaba.
Foto: Lavinia Ferreira Lopes
Cem bailarinos, 11 grupos e coletivos da comunidade interna e externa à UFTM participaram do VI Festival de Dança. Os grupos e coletivos Dança na Alma – DNA/ UFTM, Fadas Namastchicas, Cia de Dança Raquel Laranjo, Equipe Flashdance, grupo infantil da Gaia Centro de Arte e Dança, Coletivo Boi Bandoleiro e o casal Nilza y Pablito estiveram presentes. Grupos de discentes da disciplina de Fundamento da Dança também participaram do evento, entre eles o Conexão, o Divertiduca, Ana Clara e Thaís Silva. Já da disciplina Processos Criativos em Dança, participou a Dupla Essência, o bailarino Bruno Goncosfer e a dançarina de K-pop Maria Cecília Ferreira Bonato.
Ao todo, foram apresentadas 17 coreografias entre jazz, balé clássico, dança cigana, contemporânea, criativa, moderna, popular, estilo livre, flashback e tango, evidenciando a diversidade estética e a potência criativa do Festival.
O Festival realizou uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, arrecadando 24 kg de feijão, 9 kg de arroz, 33 litros de leite e outros itens, que serão destinados a instituições sociais de Uberaba.
Foto: Lavinia Ferreira Lopes
O VI Festival de Dança da UFTM reafirmou seu compromisso com a arte, a inclusão e a valorização da dança como agente de transformação social e cultural. A cada edição, o Festival reforça o compromisso da UFTM com a extensão universitária, a formação sensível de seus estudantes e a democratização do acesso à cultura, fortalecendo o diálogo entre universidade e comunidade.
O evento teve apoio do Grupo Artístico Dança na Alma (DNA/ UFTM), do Centro Cultural, da PROACE, da PROEXT, do Departamento de Desenvolvimento Cultural, da Gráfica da UFTM, da Unidade de Comunicação Social e de outros setores da instituição.
Para conferir a cobertura fotográfica, acesse @festivaldedanca_uftm.
Maiores Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais