Alunos do ensino fundamental visitam campus de Iturama para atividades de matemática
Professores e alunos dos cursos de Agronomia e Licenciatura em Química do campus da UFTM em Iturama receberam estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido para a realização da primeira dinâmica do projeto de extensão universitária “Ludicidade no ensino da matemática”.
Durante a visita, os estudantes participaram de atividades dinâmicas envolvendo conceitos matemáticos sobre a história dos números, a necessidade de operar números e a aplicação da matemática no dia a dia. Para aprimorar os conceitos desenvolvidos no terceiro ano do ensino fundamental, foram desenvolvidas duas atividades lúdicas: o jogo da velha da matemática no computador e o “stop” da matemática.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ulcilea Leal, do curso de Agronomia, a escolha da dinâmica foi determinada a partir de uma conversa com os professores da escola municipal em que foram apontadas as maiores dificuldades dos alunos com a disciplina de matemática.
Com o propósito de desenvolver ações para trabalhar os conceitos de matemática em uma perspectiva mais estimulante, iniciou-se o projeto. “Nosso objetivo é contribuir com as condições do ensino, explorar e aplicar atividades lúdicas, aguçar o interesse dos alunos pela matemática a partir de atividades desse tipo. Além disso, o projeto possibilita à UFTM uma forma de aproximar ainda mais a comunidade ao Campus Universitário de Iturama”, afirmou Ulcilea.
O projeto termina em dezembro de 2017. Futuramente poderá expandir para outras escolas e utilizar outras metodologias de ensino e aprendizagem de matemática. Para participar como colaborador basta ser aluno da UFTM.
Fotos: Divulgação/UFTM
Redes Sociais