PET Química participou do Congresso Mundial da IUPAC
Petiana Taynara e apresentadores da sessão oral de Educação em Química
O Grupo PET Química apresentou dois trabalhos na área de educação em química durante o 46º Congresso Mundial de Química da União Internacional de Química Pura e Aplicada - IUPAC-2017.
Com o tema "Sustentabilidade e Diversidade através da Química", o Congresso da IUPAC, maior congresso mundial de química, aconteceu pela primeira na América do Sul, e foi realizado em conjunto com a 40ª reunião anual e a 49ª Assembleia Geral da IUPAC, organizado pela Sociedade Brasileira de Química, na cidade de São Paulo, de 9 a 14 de julho.
O evento reuniu os principais pesquisadores nas diversas áreas da química, incluindo três ganhadores do prêmio Nobel de química: Fraser Stoddart, ganhador em 2016, pelo seu trabalho com nanomáquinas; Ada E. Yonath, ganhadora em 2009, pelo estudo da estrutura e função dos ribossomos; e Robert Huber, ganhador em 1988, pela determinação da estrutura tridimensional de um centro de reação fotossintética.
O programa científico incluiu sessões científicas de alto nível, palestras plenárias, sessões paralelas, bem como apresentações de pôsteres e oficinas de jovens cientistas sob 12 temas principais, incluindo mais de 100 simpósios.
Professores e alunos da UFTM também participaram do Congresso Mundial. O grupo PET Química teve dois trabalhos apresentados. A petiana Taynara Oliveira Silva fez apresentação oral na sessão coordenada de Educação em Química do trabalho intitulado “The holographic pyramid as a didactic tool in the teaching of chemistry”, e o petiano Guilherme Lucas Xavier Lavagnoli apresentou o trabalho “Teaching the jahn-teller distortion in octahedral coordination compounds using the holographic pyramid”. Participaram ainda do evento o tutor do PET, Daniel Alves Cerqueira e os petianos Igor Bruno Castanheira, Ludmila dos Santos Madalena e Raíza Fonseca Xavier Lima. Mais dois outros trabalhos da UFTM foram apresentados no IUPAC 2017: “Development of magnetic polymeric electrospun composites for lead (II) removal from aqueous solutions", pelo professor Daniel Cerqueira, e "Determination of silver content in dental alloys using alternative electrode", pela professora Valéria Almeida Alves.
Foto: Divulgação
Redes Sociais