HC-UFTM oferece testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis
“Os interessados precisam portar um documento de identificação com foto. O atendimento é feito por profissional de enfermagem, que oferece os quatro testes ou a possibilidade de optar por apenas alguns. É coletada uma gota de sangue para cada dispositivo, extraída do dedo indicador. Em aproximadamente 15 minutos sai o resultado, totalmente sigiloso”, informa o infectologista Rodrigo Juliano Molina.
De acordo com o médico, o teste rápido para HIV e hepatites fornece um diagnóstico definitivo, pois aplica duas metodologias de detecção concomitantes. Já o resultado positivo para sífilis precisa ser confirmado com um exame tradicional. Os kits diagnósticos são fornecidos pelo Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
“Se a sorologia for positiva para qualquer dos casos, já é marcada uma consulta ambulatorial. O diagnóstico precoce é importante porque agiliza o acesso aos tratamentos, evitando as complicações decorrentes dos estágios avançados das doenças infectocontagiosas, bem como favorece o esclarecimento ao paciente sobre as formas de prevenção e transmissão”, Molina finaliza.
Unidade de Comunicação HC-UFTM
Redes Sociais