II Fórum sobre Ações e Políticas Afirmativas aconteceu nesse mês de setembro na UFTM
Entre os dias 16 e 18 de setembro, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), aconteceu o II Fórum de Ações e Políticas Afirmativas: Construção Coletiva e Formação Continuada na Universidade Federal. O evento foi organizado pela Secretaria de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (SEDIPA) e pelo Programa PermaneSer da UFTM.
Na abertura oficial do evento estiveram presentes a reitora Marinalva Vieira Barbosa e representantes das pró-reitorias.O membro do Diretório Acadêmico “Zé do Caroço”, Pedro Henrique de Oliveira Camargo, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), também esteve presente na abertura do II Fórum de Ações e Políticas Afirmativas.
Abertura oficial do II Fórum de Ações e Políticas Afirmativas. Foto: Marco Clemente
Com objetivo de debater e fortalecer as Políticas Afirmativas na UFTM, a programação incluiu uma Roda de Conversa conduzida pelo representante do Ministério da Saúde, Emílio Augusto Colombo, sobre o AfirmaSUS, coordenado pela professora do curso de Terapia Ocupacional, Andrea Ruzzi. Foi destacada a atuação interprofissional nas ações desenvolvidas pelo AfirmaSUS, sendo uma das características do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Mesa Redonda “Perspectivas das Políticas Afirmativas no Ensino Superior, Emílio Augusto destacou a formação discente orientada por um saber-fazer na perspectiva dos fundamentos do SUS, bem como pela promoção da saúde em perspectiva interseccional.
O representante do Ministério da Igualdade Racial, Vítor Maurício dos Santos Matos, após contextualizar os processos sociais e históricos que promoveram a emersão das Políticas Afirmativas no Brasil, destacou as mudanças que as cotas propiciam nas pessoas e na coletividade. Na vida universitária, as Políticas Afirmativas ainda encontra desafios a serem superados. Estudantes e professores participaram dos encontros do fórum, dialogando sobre os temas apresentados. O debate contribui para o aprofundamento teórico, metodológico e político.
Roda de Conversa que integrou a programação do evento. Foto: Marco Clemente
Quatro Grupos de Trabalho (GT Mulheres; GT Étnico-racial, Indígenas e Estrangeiros; GT PCDs e GT LBGBTQIAPN+) integraram a programação. Conduzidos por uma coordenadora da SEDIPA ou do Programa PermaneSer e apoiadas por secretaria e relatoria, indicadas nos GTs, os grupos sistematizaram diagnósticos e demandas sob a forma de contribuições. Elas farão parte das estratégias a serem elaboradas pela SEDIPA, alinhadas aos respectivos GTs e desenvolvidas pela UFTM.
No último dia do fórum aconteceram as Oportunidades Formativas Presenciais com a equipe da SEDIPA e do PermaneSer. O representante do Ministério da Saúde, Emílio Augusto, e do Ministério da Igualdade Racial, Vítor Maurício, após ouvirem as apresentações dos participantes, desenvolveram duas estratégias sobre como a diversidade pode ser potencializada na concretização das Políticas Afirmativas.
Foto: Marco Clemente
Redes Sociais